É necessário ter um antivírus no celular?

Share:
Alguns usam, outros não. Será que é necessário ter isso instalado no celular?

Todos nós queremos ficar seguros ao usar a internet, não quer passar por nenhum tipo de vazamento de dados ou ter sua conta na rede social invadida, ou até pior: se usamos nosso dispositivo móvel pra fazer transações bancárias, como pagamentos e compras, podemos ter algum receio de ter essas informações roubadas de nós. 

Todos nós sabemos que os ladrões de dados ("crackers") trabalham todo o dia para poder roubar mais e mais dados a fim de nos pegar. Sistemas operacionais possuem suas vulnerabilidades, e se elas forem descobertas, podem nos afetar.

Enfim, nesse cenário, é preciso ter um antivírus instalado no celular?

Eu te digo que não é preciso se preocupar com isso, caso seu dispositivo seja usado das formas descritas abaixo:

1 - Você instala apenas apps conhecidos e em lojas oficiais de aplicativos do sistema operacional do aparelho (ex: Google Play, Apple Store, Windows Store): São poucos os casos de aplicativos postados nessas plataformas que possuem vírus graves, que roubam algum tipo de informação. No máximo eles exibem propagandas, mas basta removê-los. Cabe um alerta: Nenhum antivírus dá conta do recado se você sai instalando tudo quanto é tipo de app que encontra por aí sem saber de onde se origina. Antes de baixar, verifique a reputação do aplicativo, leia os comentários de outros que baixaram, e aí você conseguirá decidir se pode ou não baixar o app. Evite sair instalando aplicativos por fora dessas lojas (apk, ipa, etc)


2 - Você realiza acesso a apps de pagamentos e movimentações financeiras apenas em redes Wi-Fi conhecidas: Lembre-se que, na grande maioria dos casos, é melhor realizar pagamentos em cartão ou movimentos bancários, em redes Wi-Fi que você conhece (como sua casa, por exemplo) ou em redes móveis (3G/4G). Evite fazer isso em redes abertas (aquelas encontradas em restaurantes, hotéis, aeroportos) que você não conhece.

3 - Você não clica em links suspeitos em redes sociais: Como os famigerados testes de mudanças de rostos ou de idade - eles podem esconder malwares que podem infectar seu aparelho. Não perca seu tempo - e a saúde de seu dispositivo - nessas coisas.

4 - Seu sistema está atualizado: O próprio dispositivo, de tempos em tempos, verifica se ele está atualizado e caso não esteja, solicita que você instale a última versão. Não o impeça de atualizar. É melhor um pouco mais lento do que vulnerável.

É claro que muitas soluções de antivírus tem funções muito legais, como permitir recuperar seus dados ou protegê-los em caso de roubo, e algum tipo de limpeza de dados ou economizador de bateria. Mas, para a maioria das pessoas, ter um antivírus será apenas um aplicativo a mais rodando no seu dispositivo, usando processamento e memória sem necessidade. Use seu dispositivo de forma consciente e dificilmente você terá problemas.

Nenhum comentário