Meu computador não liga mais! E agora?

Share:
Fonte.
Seu micro não liga de nenhum jeito? O que será que pode ter acontecido? Será que consigo resolver?

Com certeza é desesperador, e ao mesmo tempo algo triste, quando você liga
 o seu computador, e ele "nem dá sinal de vida". O que fazer? Chamo o técnico agora?

Elaborei abaixo uma lista dos primeiros socorros: tentativas que você pode fazer caso o seu computador não ligue. E se, de tudo não der certo, acione o serviço técnico.


Nota: Em várias partes do texto, a palavra gabinete é usada para descrever o que muitos chamam de "CPU". Na verdade, "CPU" se refere ao processador do computador, e não ao componente onde se liga ou se encaixa os cabos, o nome dele é gabinete.


Atenção: Não transforme seu computador numa máquina de teste. 
Não realize procedimentos mencionados se você nunca os executou ou não tem experiência. Não nos responsabilizamos por seus atos!

Escolha uma opção, e navegue até ela:

Quando aciono o botão de liga/desliga...
1. O computador não acende nenhuma luz na frente do gabinete.
2. A luz do gabinete acende, mas em seguida apaga.
3. A luz do gabinete acende, mas ele não apita.
4. A luz do gabinete acende, e ele começa a apitar sem parar.


***


Primeiros socorros:

1. Quando eu aciono o botão de liga/desliga do gabinete, nenhuma luz acende.

Esse problema pode acontecer por falta de energia no computador, na própria tomada, na rede elétrica, ou a fonte de alimentação do computador. Ou ainda por outros motivos.

Verificações:
  • Quando você liga o computador, a ventoinha (pequeno ventilador localizado perto da entrada de energia) gira? 
  • Já experimentou usar outro cabo pra ligar o computador na energia?
  • Teste outro equipamento na mesma tomada e veja se ele funciona corretamente (tente um aspirador, pois ele tem uma potência parecida). Se ele funcionar mais lentamente, pode ser a rede elétrica com problemas.
  • Na maioria das fontes (entrada da tomada no gabinete) existe uma pequena chave 127/220, 115/220 ou 127/220. Ela está na voltagem correta da sua rede elétrica?
Fonte.

2. Quando eu ligo o computador, ele acende a luz e já apaga.

Esse problema é atribuído geralmente aos componentes mais internos: fonte 
de alimentação com problemas ou placa-mãe com defeito. Nesse caso, sugiro a você que chame um técnico.

Se você tiver conhecimento relativo na área de manutenção, então sugiro o seguinte:


  • Realizar o reset da BIOS. Tire a bateria, e coloque uma moeda de 10centavos (a dourada) no lugar da bateria. Isso irá servir para fechar o pólo positivo e o pólo negativo. Deixe por uns 2 minutos, coloque a bateria no lugar denovo e tente ligar.
  • Verifique se a fonte está em devidas condições.
  • Cooler do processador está girando?
  • Algumas placas-mãe não "bipam", elas simplesmente desligam quando o módulo de memória está mal encaixado ou com defeito.

3. A luz do gabinete acende, mas ele não dá bips. Nada é exibido no monitor.

Antes de se desesperar, verifique se a luz que indica o funcionamento do HD (disco rígido) está piscando. Se sim, bom sinal. Sinal de que, mesmo não aparecendo nada no monitor, o sistema operacional está carregando. Se ela não estiver piscando, provavelmente é algum problema na placa-mãe ou memória. Tente o passo 2.

Se a luz do HD estiver piscando, provavelmente é algum problema na placa de vídeo, ou nos circuitos de vídeo. Ou até mesmo alguns monitores não conseguem exibir a mensagem "fora de freqüencia". Drivers instalados incorretamente causam esses erros.

Tente isso:

  • Desligue e ligue o monitor. Verifique se os cabos estão corretamente ligados.
  • Experimente ligar o computador no modo de segurança (tecle F8 repetidamente durante o inicio do computador, na "tela preta"). Depois acesse o Gerenciador de Dispositivos (Meu computador > Clique com o botão direito > Propriedades > aba Hardware > botão Gerenciador de Dispositivos. Localize o item Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito sobe ele, vá em Desinstalar. Se houver a opção "Excluir o driver", marque-a e clique em Ok.) Depois tente reiniciar.
4. Ao ligar o computador, as luzes do gabinete acendem, mas ele parece uma ambulância! Apita sem parar!

Geralmente esses apitos descontrolados ocorrem na maior parte e em maior freqüencia, por erros de memória. Sugiro a você trocar o slot de memória de lugar, realizar uma limpeza nos slots de memória, e se o problema persistir tentar trocar o pente de memória para um teste.

***

É claro que aqui nesse pequeno tutorial não conseguiremos abordar nem 30% dos erros que fazem um micro parar de ligar ou iniciar incorretamente. Tentamos abordar os problemas mais críticos. Se você tiver alguma sugestão, ou até correção da matéria, comente!

11 comentários:

  1. Compra outro (http://www.sbg.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá, somos Da Equipe Mega Tráfegos Brasil Cadastre-se nos nossos serviços nossos serviços pode levar milhares de visitas diariamente. Enquanto mais vc divulga o site mais visitas vc ganhará!!!
    Acessem: http://megatrafegobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu PC liga, porem depois de ligar ele fica travando e reinicia quando esta com o mouse conectado!!! o que eu faço??

    ResponderExcluir
  4. Olá Edielson!
    Não vi nenhum comentário anterior seu... Qual problema está acontecendo?

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláudio!
    Realmente, software livre é com certeza a melhor alternativa ;)

    ResponderExcluir
  6. ii cara... provavelmente é o mouse ou a entrada USB.

    ResponderExcluir
  7. EU NAO ENTENDO PQ MEU PC DEMORA DE MAIS PARA ABRIR UM VIDEO, AS VEZES NEM ABRE, O PROBLEMA NAO E NA NET NAO, A VELOCIDADE E BOA, ACHO QUE DEVE SER ALGUMA CONFIGURACAO QUE TEM QUE SER FEITA, SE ALGUEM PODER MIM AJUDAR EU AGRADECO.

    ResponderExcluir
  8. Ola, meu pc depois de muitas horas usando num mesmo programa, quando eu trocava para outro programa congelava a imagem, eu tentava reiniciar mais ele não reiniciava, eu desligava o Pc, ai ele não ligava mais, eu abria o cabinete tirava todos os cabos que ligam o gabinete, com a chave de fenda eu tocava num desses polos, ai ventoinha do processador voltava a funcionar, ai funcionava bem durante um tempo depois acontecia tudo denovo. Então resolvi trocar a fonte, pois imaginei que ela era responsvavel do problema. Troquei a fonte e ja estou a 1 mes sem problema. E a fonte que tirei estou usando em outro pc e até agora não congelou a imagem nem deu nenhum problema. Há alguma explicação?

    ResponderExcluir
  9. Olá Horácio!

    Tente reinstalar o Flash Player aqui: http://get.adobe.com/br/flashplayer/?promoid=JZEFT

    ResponderExcluir
  10. GUILHERME FELIPE VILELA DE SOU16 de jan. de 2014, 17:47:00

    Meu computador aparece uma mensagem e depois fica lento. A mensagem é a seguinte Problema de inicialização do C:\PROGRAM~1\COMMON~1\System\SYSPLA2.DLL Me ajudem! Gs enabler

    ResponderExcluir
  11. Tem um programa excelente chamado PC Faster que melhora o desempenho do PC e deixa ele muito mais rápido. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir