Instalando mais de um sistema operacional em um computador

Share:
Seja para testes, segurança, praticidade, usar seu programa favorito – enfim, instalar mais de um sistema operacional no computador pode ter muitas utilidades. Veja uma mensagem que recebi de uma leitora do blog:
windows-vs-ubuntu1Gostaria de saber se posso instalar o XP e como poderei usá-lo sendo que pretendo usar a segunda partição que criei no HD com o particionador e ainda está vazia mas formatada. Desde já eu te agradeço!
- Mara (Pelotas, RS)


Respondendo a pergunta de nossa leitora: Sim, é perfeitamente possível instalar mais de um sistema operacional por máquina. Mas antes, cabe relembrar:


  1. O computador precisa ter espaço em disco suficiente para suportar dois sistemas operacionais e os documentos de usuário; e
  2. O computador precisa atender os requisitos mínimos para os dois sistemas (memória, processador, etc).
  3. Disco de instalação dos sistemas operacionais que você deseja instalar.
  4. Um programa para realizar particionamento (caso você deseje instalar dois sistemas Windows na sua máquina. Caso vá usar Windows e Linux, o particionador geralmente vem embutido na instalação do Linux)
Do que você precisa estar ciente?
  1. Os sistemas serão individuais. Todas as configurações feitas em um sistema não afetarão o outro sistema.
  2. Você precisará instalar primeiro o sistema mais antigo, e depois, o mais novo, em caso de dois sistemas Windows. Então, se você usa, por exemplo, Windows 7, e precisa instalar Windows XP, você deve apagar tudo e instalar o XP, depois o 7. Em caso de sistema Windows e Linux, instale primeiro o sistema Windows, e depois, o Linux,
  3. Faça backup de todos os seus arquivos e documentos em um disco externo.
  4. É recomendável fazer as instalações do zero, embora você possa realizar com algum sistema já instalado, porém não é recomendável, pois pode haver fragmentos de disco e isso pode corromper seus arquivos.
Particionando seu disco rígido 
Particionar é basicamente “dividir” seu disco rígido em mais do que uma unidade. Ou seja, você pode dividir um disco rígido de 80 GB em dois “discos rígidos virtuais”, por assim dizer, de 40 GB cada. Existem dois tipos de partições: Partições primárias e partições extendidas. Você pode dividir um disco rígido em até quatro partições primárias, onde nelas podem estar localizadas sistemas operacionais. Existem também partições extendidas, onde você pode criar unidades lógicas. Para não pular nosso foco, veja mais a respeito na Wikipedia sobre partição primária, partição extendida e unidade lógica. Caso precise de mais esclarecimento, deixe um coméntário.
  • Crie duas unidades primárias com cada uma de 25% do tamanho do seu disco rígido para cada um dos sistemas operacionais.
  • Crie uma unidade extendida com partição lógica que use 50% do tamanho do seu disco rígido para seus documentos pessoais.
Caso você esteja usando um disco rígido limpo (sem nada instalado), prossiga com a instalação do seu sistema mais antigo. Na tela de tamanho das partições que será apresentada durante a instalação, defina o tamanho da sua partição que você usará somente para esse sistema. A outra parte temporariamente ficará não-particionada; ela será particionada pelo sistema mais novo que você irá instalar, na próxima instalação.
Se você vai realizar a instalação do zero nos dois sistemas, vá para a próxima etapa. Se você vai realizar a instalação já com algum sistema operacional instalado, é altamente recomendável fazer um backup dos seus dados e desfragmentar o disco rígido. Primeiro, desfragmente o disco rígido usando o Desfragmentador de Disco, depois use o Gerenciamento de Disco para criar as partições. Ele está disponível dentro de Ferramentas Administrativas. Você pode usar outros programas de particionamento, como o Easeus Partition Manager, por exemplo. (LINK)
Para acessar o Gerenciamento de Disco, vá em Iniciar > Executar e digite o comando compmgmt.msc
gerenciamentodediscojq2
Nesse ponto você pode definir o tamanho que cada unidade conterá. Basta você clicar com o botão direito sobre a unidade e clicar em Estender volume ou Diminuir volume… e escolher o novo tamanho da partição. Atenção: Certifique-se do quanto sua unidade já foi usada com arquivos, e não defina um tamanho menor do que isso.
Para criar uma nova partição, clique com um botão direito sobre o espaço vazio que ficou em seu disco rígido e selecione a opção Nova partição… e siga as instruções na tela, lembrando sempre de criar uma partição primária. O espaço da nova unidade não deve ser menor que 5 GB.
Recomendo que você crie partições usando o seguinte método:
Feito isso, pegue os discos de instalação dos sistemas operacionais e vamos a parte da instalação.

Instalando os sistemas

Instale o seu sistema, incluindo programas e drivers. Após instalar seu sistema mais antigo, troque seu disco de instalação pelo disco de instalação do sistema mais recente e inicie a nova instalação. Durante a instalação tome cuidado para não instalar o sistema mais novo na mesma partição do sistema antigo. Uma forma de evitar que isso ocorra é por colocar um nome ou rótulo na partição do sistema mais antigo, assim você consegue visualmente evitar esse erro.
img-d137d3c1


figura-6
(No caso de você manter seu antigo sistema operacional e deseja instalar somente um sistema novo, proceda a instalação do novo sistema em uma nova unidade.)


No caso dos sistemas Linux, principalmente Ubuntu, você nem precisará definir uma nova partição, o que é mais seguro, basta escolher “Instalar Ubuntu ao lado de outros sistemas operacionais” e continuar com a instalação. Ele já atribuirá automaticamente um tamanho para nova unidade.
Instale seu sistema mais novo, incluindo programas e drivers. Repare que, após a instalação do sistema operacional mais recente, você poderá ver uma lista dos sistemas operacionais instalados. Essa tela será exibida toda a vez que você iniciar seu computador, e nela, você poderá escolher qual sistema deseja iniciar. Pronto, você está com dois sistemas operacionais instalados!
Eis alguns exemplos de computadores com mais de um sistema instalado:

winvista-win7
winxp-win7

grub-ubuntu


















Acima, telas de inicialização do Windows 7 + Windows Vista, Windows 7 + Windows XP e Ubuntu 8.10 + Windows Vista.
Caso alguma etapa tenha ficado confusa, ou o artigo lhe foi útil, comente! E aproveite as vantagens de ter mais de um sistema operacional em seu computador!

14 comentários:

  1. Poxa Rodrigo tua explicação foi excelente mas como sempre fiquei com uma pequena dúvida!
    Eu tenho o 7 Starter instalado que está funcionando normalmente e não gostaria de mexer nele por isso particionei o HD prá instalar na outra partição formatada o XP...Depois que eu entrar no Setup e configurar o boot para CD eu coseguiria instalar sem apagar o Starter ? O HD é de 500 GB e está com 100 GB para o Starter + 400 GB(partição Nova)e já formatada. Eu quero usar apenas o XP mas como veio o Starter e é Original prefiro deixá-lo intacto por enquanto! Quando ligar o PC qual será o S.O que vai carregar automaticamente ??? Ou terei que escolher entre os dois sempre?
    Por enquanto acho que é somente esta a minha dúvida!
    Obrigada pelo tutorial e até breve!
    Bjusss!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara!

    Obrigado pelos comentários!

    Quanto a sua dúvida, em parte ela já foi explicada no artigo, você sempre deve instalar o sistema mais antigo primeiro (o XP), em seguida instalar o sistema mais novo (o Seven). Se você instalar o mais novo, e depois o mais velho, o gerenciador de "sistemas" (gerenciador de boot) que será o do mais antigo não encontrará o sistema mais novo, e fará a inicialização apenas do sistema mais antigo.

    Desculpa a demora para responder. ;D

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo eu continuo sem entender porque já tenho o Windows 7 starter instalado e queria apenas instalar o XP na segunda partição sem precisar mexer em nada do que já está pronto...Pela explicação que me deste eu precisaria zerar o HD e depois começar a instalar os S.O na ordem certa só que eu não quero excluir o Windows original que veio no PC entendeu ??? Um abração e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Você até pode instalar o XP numa nova partição sem precisar desinstalar o 7, porém, você precisará fazer algumas "manobras" após a instalação do XP. O gerenciador de boot do XP não é capaz de detectar uma instalação do Windows 7 no mesmo computador, pelo fato do Windows 7 ser mais novo. Já o gerenciador de boot do 7 consegue detectar uma instalação do Windows XP na máquina.

    Após a instalação do Windows XP, o mesmo "toma o lugar" do gerenciador de boot do Windows 7, então, se você precisa instalar o XP mantendo o 7 como já está, você irá precisar reinstalar o gerenciador de boot do 7 após a instalação do XP para que o mesmo reconheça os dois sistemas.

    Uma maneira de reinstalar o gerenciador de boot do Windows 7 após a instalação do XP para que os dois sistemas possam ser selecionados está descrito nessa página:
    http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html

    Caso haja mais dúvidas, favor entrar em contato, aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  5. olá amigo!
    vc não mencionou os requisitos minimos da maquina para tal procedimento.

    da certo em um pc:
    dual core celeron
    2gb de ram
    hd 500
    processor de 2.5?

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo!

    Não existem requisitos mínimos para fazer as tarefas, o que irá ditar os requisitos mínimos são os sistemas que você pretende instalar.

    Ex: O Windows XP precisa de mais de 64 MB de memória, e o Windows 98, 32 MB. Então você vai precisar de mais de 64 MB por que é isso o que o seu sistema operacional mais "pesado" vai exigir, entendeu?

    O unico requisito que você precisa ter é o HD ser um tamanho consideravelmente grande. Se você precisa armazenar vários arquivos, então use um de 150 GB ou mais, agora caso você só use pendrives, então um HD de 80 GB já está ótimo.

    Quanto as especificações que você me passou, conforme já disse, isso vai depender do sistema operacional que você quer instalar.

    ResponderExcluir
  7. valeu!!! pela dica, entendi!

    eu quero colocar o linux ubutun
    da certo com esses requisitos? obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, acredito que com os requisitos atuais seus, você conseguirá instalar o Ubuntu sem problemas.

    ResponderExcluir
  9. Olá, é possível instalar um novo xp na segunda partição dos disco, já que possuo 1 instalado?
    A finalidade é para testes, meu pc é compartilhado com meu irãmo, aí já viu o tamanho do problema, rs..
    Fiz a instalação da primeira parte, depois que o pc reinicia tento instalar a segunda parte do xp, o pc inicia o xp que já estava instalado. Há como driblar esse início do S.O e continuar a instalação da segunda parte do novo XP?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. @Anonimo:
    É possível sim, desde que haja espaço em disco suficiente. Na segunda parte da instalação, certifique-se de que o Windows esteja sendo carregado pelo CD e não pelo HD, qualquer coisa selecione o boot pelo CD na inicialização.

    ResponderExcluir
  11. Julio Roberto Pellenz6 de fev. de 2013, 01:29:00

    ola
    eu instalei o xp já tendo outro sistema mais atual instalado, com o disco partilhado. Como faço para poder entrar pelo outro sistema novamente? obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá Júlio!

    Na verdade o correto seria você ter instalado o sistema mais antigo primeiro. Agora, você precisará restaurar o inicializador do sistema novo.

    Se for Windows 7 ou Windows Vista o seu sistema, tente isso:
    http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html

    Se for Ubuntu, tente isso:
    http://pplware.sapo.pt/linux/recuperar-o-grub2-apos-instalar-o-windows/

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esse procedimento, pra quem não quer instalar no seu hd, pode utilizar uma máquina virtual, como Vmware, Virtual PC entre outros. http://www.bytetecnologia.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Primeiramente parabéns pelo trabalho, muito bem feito.Gostaria de esclarecer as seguintes duvidas: Eu não teria nenhum problema para instalar o Windows 7 e o Ubuntu na seguinte situação: Terei 3 HDs na minha maquina, 1 HD para Windows (Windows 7) e HD 2 para Linux (Ubuntu) e o terceiro HD para guardar meus arquivos e Backups. Não teria problemas pois não irei fazer nenhuma partição pois cada sistema vai ter um HD exclusivo (Sem partição). Teria problemas Sim ou Não? Outra duvida é: Ter mais de um sistema vai alterar o desempenho da minha maquina? Ou seja, afetar a performance da minha maquina com mais de um OS? Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir