Identificando as telas azuis do Windows

Share:
O pavor de 99% dos usuários do sistema operacional Windows são as telas azuis, também conhecidas como “Tela Azul da Morte” ou ainda, sua sigla em inglês, “BSOD" (“Blue Screen Of Dead”). No artigo a seguir, vamos aprender a interpretar as telas azuis, e como corrigir os seus problemas. 

Muitas dessas “telas azuis” nem sempre são erros graves de sistema, muitas podem se aplicar a defeitos de hardware, e ainda outras se aplicam a defeitos ou erros de disco. Pelo seu nome, é possível saber a causa do problema.
Primeiro problema: UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUMEbsod-unmountable-boot-volumeVamos identificar essa tela: O erro UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME está descrito bem em cima na tela. Na última linha, pode-se identificar informação técnica; essa informação pode ser ignorada.
O que faz esse erro acontecer? Uma das causas está relacionada ao surgimento de malwares que danificaram alguns arquivos do sistema. Para isso recomendo que você instale um antivírus de confiança. Ou ainda algum dos seus programas gravou algum dado em lugares errados (essa tela é muito comum quando se instalam jogos grandes no PC) e que danificam os arquivos de carregamento do sistema.
Corrigindo o problema: 

1. Tenha em mãos um CD ou DVD de instalação do Windows.
2. Coloque o CD na sua unidade de CD e reinicie o computador.
3. Quando a mensagem: “Pressione uma tecla para iniciar a partir do CD/DVD.” tecle qualquer botão do seu teclado.
4. Aguarde o carregamento dos arquivos, até o fim.
5. Quando a mensagem de boas vindas se iniciar, digite a tecla “R” do seu teclado para entrar no modo de recuperação.
6. Uma mensagem pode perguntar a qual instalação do Windows você deseja conectar, escolha a opção 1 caso não saiba qual é.
7. Digite a senha do Administrador. (Caso seu micro não possua senha, tecle Enter).
8. Uma tela do prompt de comando, aparecerá (Será a mesma tela com a mensagem: “C:\WINDOWS\>” e o cursor piscando.
9. Nessa tela digite chkdsk /r e pressione Enter. Aguarde o fim da operação, que pode demorar vários minutos.
10. Assim que estiver concluído, digite fixboot.
11. Assim que estiver concluido, digite fixmbr.
12. Após a conclusão, digite exit, e o micro será reiniciado.
Confira se tudo funcionou corretamente. Se o Windows carregar normalmente, funcionou! Não sendo necessário formatar a sua máquina.
Em breve teremos mais telas azuis e suas soluções. Qualquer problema, por favor, comente!

4 comentários:

  1. muito legal gostei, espero que ajude mais pessoas, agora ja que goto de jogos ja sei o que fazer se houver algun prol no meu pc

    ResponderExcluir
  2. O chkdsk realmente irá fazer um trabalho de verificar o disco em busca de erros em arquivos corrompidos. Já o fixboot recupera o setor de boot do Windows.

    ResponderExcluir
  3. Hum! Identificando as telas azuis? Cadê as outras falhas, mesmo essa falha no meu conseito sento uma das mais corriqueira, existe outras falhas que deviam ser mencionadas, tanto que podem ser solucionadas do mesmo jeito, e para as demais apenas atualizaçoes no tutorial. Mas mesmo assim parabéns.

    Mas vale lembra que, se você possui uma partição não-normal ou seja dois sistema operacional por exemplo, o fixboot vai danificar mais ainda o problema, apenas chkdsk /r resolve, ok.

    Error kimero

    ResponderExcluir