Criando uma rede e compartilhando arquivos e impressoras – Parte 2a (Configuração em sistemas Windows)

Share:
Na matéria passada você provavelmente conheceu todo o esquema físico – a parte mais “complicada e demorada” da coisa – agora, se você usa Windows, adentre-se a parte 2A do tutorial de montagem de redes – a configuração dos computadores para trabalhar em conjunto.


Lembra-se que no tutorial físico, expliquei para você que um dos computadores será o “servidor”? E os outros serão os “terminais”? Vamos novamente trocar em miúdos, caso você não tenha compreendido: Os dados “na rede” não serão armazenados na própria rede. Eles estarão guardados em um dos seus computadores. O que os terminais farão, será acessar os dados dentro do servidor, via rede, mas os dados sempre serão salvos e localizados no servidor.

Recomendo fortemente que se você for trabalhar em rede, escolha para ser o seu servidor aquele computador mais potente de sua casa, que possa ser usado pelos terminais ao mesmo tempo que possa ser usado pelo usuário. Se você estiver instalando em uma microempresa ou de pequeno porte, é recomendável que você tenha um dos computadores apenas para ser um servidor, sem que ninguém o use, pois a quantidade de dados operados pelos terminais pode ser grande e a demanda de velocidade é significativa. Se o servidor ficar lento, todos os terminais provavelmente ficarão com desempenho reduzido, enquanto estiverem acessando arquivos na rede.
Feito seu plano de rede, definindo qual será o servidor, mãos a obra!
Observação: Mesmo se você usa Windows Vista ou 7, ou ainda Windows 2000, as operações a serem executadas serão idênticas. Se você é um usuário Linux, aguarde, dentro em breve teremos uma matéria sobre a configuração de redes no Linux.
1ª etapa: Configurando o nome do servidor.
No Windows, vá até o menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle.
Em alguns computadores, o Painel de Controle pode ser acessado diretamente pelo menu Iniciar > Painel de Controle.
Dentro de Painel do Controle, clique no ícone Sistema. (Nota aos usuários intermediários: A opção “Sistema” pode ser acessada diretamente da sua área de trabalho, através das teclas de atallho WinKey + Pause).
Vamos acessar a aba Nome do computador. E vamos clicar em Alterar.


nome_do_computador_winxp


Clicando em Alterar, abre-se a janela Alterações de nome do computador. No campo Nome do computador, para o servidor vamos digitar o nome SERVIDOR (em maiúsculas, para ser reconhecido por sistemas MS-DOS e similares). Digitado isso, vamos para a segunda opção da janela, a Membro de. Vamos usar o recurso Grupo de trabalho. No exemplo, temos o grupo de trabalho GRUPO mas você pode usar o nome de grupo que desejar. Lembre-se apenas de não usar caracteres especiais, como acentos, usar o nome em maiúsculas e anotar o nome de grupo de trabalho utilizado, pois esse será utilizado em todos os computadores de sua rede.
Após a configuração feita, aperte OK nas duas janelas e reinicie o seu computador.


2ª etapa: Configurando a unidade a ser compartilhada.
Vamos usar uma unidade que será acessada pelos terminais. Após escolhermos uma unidade ou pasta, vamos compartilhá-la. Acesse o Meu computador e vá até na pasta que você deseja compartilhar (não precisa abrir a pasta, apenas selecione a mesma). Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta a ser compartilhada. Selecione o menu “Compartilhamento e segurança”.


compartilhamento_winxp
Primeiro clique em “Compartilhar essa pasta na rede”.
Vamos definir um nome para nosso compartilhamento. Como sempre, use as regras: abuse do Caps Lock nesses casos e evite os acentos. Não defina um nome muito grande.
Definido um nome para nosso compartilhamento, vamos marcar a caixa “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos”. Isso permitirá que todos os usuários dos terminais possar ler seus arquivos e fazer alterações nos mesmos. Isso é muito importante nos casos de bancos de dados de empresas, mas serve em sua casa para os terminais guardarem arquivos de uso comum.
Anote o nome de compartilhamento que você usou, ele será utilizado.
3ª etapa: Configuração dos terminais.
Os terminais precisam ser configurados para poderem “achar” o servidor na rede. Para configurar o terminal, vamos basicamente repetir a primeira etapa do tutorial. Porém vamos usar o nome do computador de modo diferente, vamos colocar o nome do terminal como TERMINAL1, SALA, MICRO01 ou qualquer outro nome que você achar interessante. Desde que respeite as regras. Cada um dos terminais deve ser nomeado com um nome diferente, então seria interessante usar uma lógica, se você usou o nome TERMINAL1 para o primeiro terminal configurado, deveria usar TERMINAL2 para o próximo terminal e assim por diante.
Importante! Lembre-se de usar o mesmo nome de grupo usado para o servidor, o que foi definido na caixa “grupo de trabalho” de nome do computador!”. Além disso, não esqueça de reiniciar o computador após configurado!
4ª etapa: Mapeando as unidades de rede.
Essa é a última e mais simples etapa do nosso tutorial: reconhecer a unidade compartilhada de nosso servidor. Esse procedimento será realizado nos terminais somente.
Vá em Meu computador, depois vá até o menu Ferramentas e clique em “Mapear unidade de rede…


menu1_winxp


Após isso a seguinte caixa de diálogo será aberta.


mapear_unidade_winxp


Primeiro vamos atribuir uma unidade ao nosso compartilhamento. Você pode usar a letra de unidade sugerida pelo Windows, no caso da imagem, a letra Y:
Já no campo pasta, vamos clicar em Procurar, para que o Windows localize a pasta a ser compartilhada.
Após aberta a caixa de diálogo, procure, dentro do nome GRUPO (Clique no símbolo de “+” se ele existir) o nome SERVIDOR e procure abaixo dela (novamente no símbolo de “+” se ele existir) uma pasta com o nome de compartilhamento que você atribui na segunda etapa. Após clicado sobre ela, clique em OK, e depois marque a caixa de seleção “Reconectar-se durante o logon” para que a cada vez que o Windows for iniciado a unidade seja compartilhada.


A partir de agora sua unidade compartilhada poderá ser acessada pelo Meu computador. Ela será acessível pela letra de unidade que você atribuiu (ou a que foi sugerida pelo Windows). Sinta-se a vontade para explorar todas as novas oportunidades que um compartilhamento lhe oferece!
Na próxima etapa vou ajudar você a compartilhar uma impressora em rede – para que qualquer impressora possa ser acessível via rede. Comente nesse artigo o que você achou. Funcionou com você? Teve algum problema? Comente!


Artigos relacionados:
Criando uma rede e compartilhando arquivos e impressoras (Parte 1 – Instalação Física)

11 comentários:

  1. Olá estou com o seguinte problema:
    Uma conexão de rede entre dois pcs. Um servidor e uma estação: Não é problema de cabo nem outra coisa. É o seguinte o servidor compartilha uma unidade de disco, quando está ligado só o servidor não tem problema nenhum mas quando ligo o pc da estação, quando os dois pcs estao ligados a unidade compartilhada perde o compartilhamento e o pc da estação nao acessa mais a unidade do servidor, ai tem q desligar os dois pcs tirar o cabo da rede e colocar novamente e ligar os pcs ai volta ao normal mas quando passa um tempo a unidade do servidor perde o compartilhamento.
    Lembrando q o firewall esta desativado e todas as porta abertas. Uso o windows xp.

    O que voce acha por favor me ajude pois no comércio preciso do dois pcs um só não da conta.
    meu e-mail niltonjunior104@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilton Júnior, obrigado pelo contato.

    É um problema bastante estranho o que ocorre com seus computadores, mas você pode tentar o seguinte:

    1 - Verificar liberação do hub/switch para as outras portas.
    2 - Reinstalar as ferramentas de rede do windows nos dois computadores.
    3 - Ligar os micros em rede sem internet (ás vezes pode ser conflito de modem)
    4 - Revisar manualmente as configurações de IP (pode estar em conflito)
    5 - Reinstalar os drivers de rede.

    Se tiver dificuldades ao tentar algumas das etapas, comente esse artigo ou responda e-mail: infosegredos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. A rede está todo configurada corretamente é só uma rede entre dois pcs não tem internet em nenhum.
    é uma rede para trabalho em um comércio o problema é quando fica os dois pcs ligados o hd do servidor perde o compartilhamento.

    ResponderExcluir
  4. Nilton,

    Uma solução mais drástica, porém final, seria compartilhar a unidade do outro micro e usá-lo como servidor. Lembrando que um servidor não precisa ser uma máquina altamente potente, ela precisa muito apenas de um disco rígido rápido.

    Tente ainda reinstalar as ferramentas de rede do Windows

    Que versão do Windows você utiliza?

    ResponderExcluir
  5. Eu uso nos dois pcs o windowx xp professional sp2. na verdade a unidade dos dois pcs são compartilhadas mas só perde o compartilhamento o disco do servidor.
    E o programa do comércio(sistema gerencial) é instalado no hd do servidor ai nao tem como eu colocar pro servidor ser o outro pc.

    obs. o hd do servidor é particionado, tem o C: e o D: é compartilhado a unidade C: na partição D: não tem nada.

    ResponderExcluir
  6. Nilton,

    Veja se consegue alguma cópia do Windows e faça a recuperação da instalação. Pode ser que algum arquivo de sistema do Windows esteja corrompido. Não é necessário formatar, apenas reparar a instalação. O processo não poderá perder dados.

    ResponderExcluir
  7. Mas depois de reparar a instalação do windows vai ter que configurar a rede de novo.

    ResponderExcluir
  8. Não será necessário, pois a reparação dos arquivos de sistema não substitui suas configurações pessoais. :D

    ResponderExcluir
  9. Acho que ja resolvi o problema removendo um virus x que estava na pasta system32 do windows.
    Até agora nao deu mais nenhum erro
    obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Nilton,

    Interessante, um vírus estava causando todo o problema! Obrigado por divulgar essa informação para todos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Stanley!
    Obrigado pelo comentário. Não deixe de ver os outros artigos também.

    ResponderExcluir