Distribuições Linux para carregar no seu pendrive, cartão de memória ou HD removível

Testamos algumas distribuições Linux bastante leves, estáveis e bonitas para você carregar no pendrive, para guardar seus arquivos e documentos, favoritos, histórico, imagens e tudo mais, em qualquer computador.
O Linux – ao contrário dos PC’s e Mac’s – pode ser inicializado através de praticamente qualquer aparelho – desde celulares até mainframes – e de qualquer dispositivo – desde um disco RAID até de um CD. E aproveitando essa oportunidade, muitos desenvolvedores incluiram opções para instalar uma distribuição Linux a partir de um pendrive – como se fosse um disco rígido, gravando e lendo seus arquivos em praticamente qualquer computador com entrada USB. Nada do seu disco rígido é alterado, e nenhum outro sistema operacional é afetado. Apenas o seu Linux de bolso será modificado. E se caso der algo errado, você apenas formata o pendrive e tudo fica bem.



Como iniciar o Linux a partir do pendrive? Após instalado, basta, durante a tela de inicialização, apertar F12 e selecionar “USB-HDD”. Ou ainda, aperte DEL, entre nas opções de boot e selecione algo como “USB Disk”.
Quais são as limitações? Quase nenhuma. Os únicos quesitos são: O computador ter entrada USB.
Apresentamos abaixo algumas das distribuições Linux mais “legais” para se colocar num pendrive. São distribuições leves e compatíveis com muitos padrões.
xPUD

Uma distribuição bonita, leve, com muitos recursos, muito fácil de usar, que carrega em menos de 20 segundos e toda em português – é isso o que o xPUD é. É uma distribuição destinada a usuários que usam o computador para coisas básicas – acessar a Internet, ler e-mails, ver fotos, ouvir músicas, criar textos e baixar arquivos. E pode definir configurações avançadas, como o acesso a rede Wi-Fi, entre outros. Como você vê, a distribuição é toda baseada em apenas 4 menus e coisas bem simples, porém estáveis e lindas de se ver. É uma versão perfeita para netbooks. Mesmo tendo apenas seis aplicativos padrão, você pode instalar mais, diretamente do site do xPUD. A instalação do xPUD tem apenas 50 MB.
A versão atual é a 0.9

O que você vai precisar?
> Um pendrive, cartão de memória ou HD removível de 128 MB ou mais.
> HP USB Disk Storage Format Tool (ferramenta para formatar pendrives).
> UNetbootin – programa que baixa a imagem e cria um carregador para o pendrive.
Como proceder:
1- Primeiramente insira seu pendrive na porta USB, e abra o HP USB Disk Storage Format Tool. Selecione-o na lista e clique em Format. Depois dê OK e feche a janela. (Lembre-se de formatar o pendrive como FAT32).
2- Logo após isso, abra o UNetbootin.

Selecione, no campo Distribuição (Distribution), xPUD. Depois, desmarque a opção “Exibir todos os drives” (“Show All Drives”). Isso evitará que o sistema instale o xPUD no seu disco rígido. Depois, clique em OK e aguarde até o processo terminar.
Download: http://www.xpud.org/download.en.html
Pronto! Seu Linux de bolso xPUD está pronto para ser usado, bastanto dar boot por ele.

Se você precisa de um Linux de bolso mais leve e com mais recursos, mas que não deixa a desejar na beleza, recomendo fortemente o NimbleX.
NimbleX

Para se ter uma noção de como o NimbleX é pequeno, segundo o seu desenvolvedor ele pode ser instalado num MiniCD! Possui muitos programas nativos, uma interface gráfica bastante interessante (padrão KDE, mas pode ser iniciado como Xfce e outros). Um Linux recomendado a quem exige um pouco mais de um utilizador comum, já que possui recursos de máquinas avançadas, como virtualização, emulação e FTP. Uma versão super leve, carrega em 128 MB de RAM e ocupará apenas 200 MB do seu pendrive!
E o melhor, você pode criar sua versão personalizada do NimbleX! Isso mesmo, você pode colocar os programas que quiser, retirar o que não quiser, escolher papéis de parede e baixar a imagem já prontinha para uso! Não perca essa oportunidade!
Download: http://www.nimblex.net/download
Para criar sua versão para o pendrive, você vai precisar de:
> Um pendrive, cartão de memória ou HD removível de 256 MB ou mais.
> HP USB Disk Storage Format Tool (ferramenta para formatar pendrives).
> Um CD-R vazio ou CD-RW limpo.

Como proceder?
A imagem baixada deve ser gravada no CD (velocidade máxima: 16x). Após isso, inicie seu computador pelo CD gravado e escolha o ícone “Install NimbleX”.
Agora, continue seguindo por esse tutorial. Está em inglês, mas caso tenha dificuldades me envie um e-mail: infosegredos@gmail.com

Gostou? Tentou fazer? Teve sucesso? Comente!

Comentários

  1. Cara muito bom trabalho!! tava até pensando em fazer alguns testes com alguma distro Linux no pendrive!!

    Vou dar uma lida melhor no tutorial e testar aqui em casa!!

    Parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir
  2. O XPUD SHOW DE BOLA, DECTOU MINHA WIRELLES NA ORA, USO O HP MINI, SERIA BOM SE HOUVESSE UM INSTALADOR PARA O HD.......

    ResponderExcluir
  3. Não consegui baixar o Nimblex. Apesar de ter gostado bastante do Xpud. Tem algum outro modo de encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Marinaldo!

    Experimente baixá-lo aqui:
    http://www.nimblex.net/download

    Aqui tem um link direto:
    http://node3.nimblex.net/NimbleX-2010_Beta.iso

    Lembrete: O usuário padrão é root e a senha e toor.

    ResponderExcluir