Qual é a função desse componente? - Parte 6 - Processador

Share:
Nessa parte da série de Artigos "Qual a Função Desse Componente" falaremos sobre a parte do computador que controla todos os chips e toma as decisões - o cérebro do computador, chamado de processador.
O processador é basicamente o "cérebro" do computador - ele foi projetado para realizar as operações de cálculo e toma as decisões dentro do computador. Ele pode ser chamado de CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento). Muitos erroneamente chamam o gabinete do computador de CPU. O gabinete é onde ficam alojadas as unidades de disco, placa-mãe, memórias e demais componentes. CPU é o segundo nome de processador. Portanto, evite convusões. Dificilmente você verá usuários avançados e técnicos referindo-se a gabinete como CPU.









Todos nós sabemos (ou vamos aprender agora) que o computador trabalha apenas com números - 0 e 1 - e que eles precisam ser calculados para passarem para outros dispositivos. Essa tarefa cabe ao processador. O processador se encarrega de transportar dados de unidades de disco para a memória e trabalhar com eles dentro da memória. Além disso, controla todos os outros circuitos integrados.
A velocidade de um processador (ou seja, quantos cálculos ele pode fazer por segundo) é medida em Hz. Quanto maior esse valor, mais cálculos um CPU pode realizar, e mais rápido ele é. Atualmente, a maioria dos processadores trabalham com velocidades acima de 1 GHz, ou seja, dois bilhões de cálculos por segundo.
E o que são os processadores dual-core? São processadores de duplo núcleo. Ou seja, eles realizam duas operações ao mesmo tempo, sem aumentar a velocidade ou freqüência, aumentando em muito o desempenho. Atualmente nem todos os programas e sistemas operacionais estão preparados para esses processadores, mais no futuro eles estarão prontos para explorar todo o potencial dos processadores de múltiplos núcleos.

E onde está localizado o processador? Está dentro do gabinete, numa placa especial, chamada soquete de CPU. Se você possui um Pentium III ou Athlon da mesma época, seu processador estará montado em slot, como um cartucho de videogame. O processador é montado da sequinte forma: Insere-se o processador no soquete, fechando-se as travas de segurança. Em seguida, é inserido um dissipador e um pequeno ventilador (conhecido como cooler), alimentado em 12v com a energia da placa-mãe. Montado, ele fica mais ou menos assim:

E o que é Intel e AMD?
São as duas maiores empresas de construção de processadores. As duas tem diferenciais em processadores, onde a maioria dos chips AMD tem mais poder de força bruta (ou seja, são mais resistentes ao overcloking). Já os chips Intel são melhores nas instruções feitas para eles. Os chips Intel são mais populares, mas os AMD geralmente são mais baratos.
Um processador, como sendo componente principal, tem um preço mais elevado. Processadores atuais, como um Atlhon X2 ou Core 2 Duo estão na faixa de preço de R$ 250 a R$ 700.
Viu como funciona esse cérebro? Na próxima parte, veremos mais um tipo de memória para computador - uma memória "porreta" . Aguarde.
Veja todas as outras partes da série de artigos.

14 comentários:

  1. Gostaria de informa-los de um ponto a ser retificado. No terceiro parágrafo houve uma discordância entre a velocidade de um processador, onde, em numeral consta 1 ghz e, em seguida, por extenso, dois gigas.
    No demais, parabés pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Caramba meu o cara explico td direitinho, q poha de discordancia!!
    Para com isso meu, deixa a internet, vai beber um pouco! Vai curtir a noite!! Sai de casa ae nerdão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela explicação, ficou bem legal. E que todos saibem o que é um processador. Pois no sdias de hoje é muito importante conhecer sobre informática...

    ResponderExcluir
  4. vlw, ajudou e muito no meu trabalho !!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens peça logica desta técnologia importante para a informatica chamada chip processador.

    ResponderExcluir
  6. esse testo é mara quem criou ta de parabens
    tambem foi criado no dia do meu niver

    ResponderExcluir
  7. rebeca...
    testo com S minha filha... ai ja eh sacanagem...
    portugues ta pegando
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. pooow...essa aí do "testo" com S
    eh sacanagem hein...querida, cá pra nós hein!
    (Rebeca)

    ResponderExcluir
  9. Vocês são demais GALERA!!!!!

    ResponderExcluir
  10. TENTA OLHAR OS SEUS ERROS REBECA!?KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. todo mundo erra!para de encher o saco da menina gente!cuida da vida de vcs!

    ResponderExcluir
  12. e para de criticar os outros sem se indentificar!tá com medo de que?

    ResponderExcluir
  13. ta mto boa a explicacoes,me ajudou mto.vlw

    ResponderExcluir
  14. Como é pessoal, vossos comentarios sao uma treta.
    Ide vos foder, SEUS FILHO DE UMA PUTA.

    ResponderExcluir