Padronizando seus programas prediletos no Windows

Share:
Aprenda a transformar seus aplicativos preferidos como padrão para algumas funções - como abrir músicas e usar a Internet.
Você usa o Winamp para ouvir suas músicas, mas todas ás vezes que você clica nas suas músicas, elas abrem no Windows Media Player. E quando você clica no MSN para abrir seus e-mails, ele os abre no Internet Explorer, mas você quer que eles sejam abertos no Firefox. Como fazer com que situações assim sejam corrigidas?



É uma coisa muito simples de se fazer: Basta acessar o componente "Definir acesso e padrões de programa". Ele foi criado exatamente para isso: Para personalizar seu Windows. Ele está disponível para todos os usuários do Service Pack 2 e 3 do Windows XP (Esse recurso está disponível também no Windows Vista, com o nome Definir acesso e padrões do computador. Para acesá-lo, vá em Iniciar > Programas padrão > Definir acesso e padrões do computador. No exemplo, usaremos o Windows XP para fazer as alterações.). Basta seguir alguns procedimentos.
1 - Clique em Iniciar > Definir acesso e padrões de programa (caso você não consiga isso, tente ir ao Painel de Controle, escolhendo a opção Adicionar ou Remover programas, depois clique no botão Definir acesso e padrões de programa.
2 - A seguinte janela será aberta:
Janela principal.
3- Para definir os seus programas, clique em Personalizado.

Que tipo de coisas eu posso definir nessa janela? Você pode mudar configurações tais como:
> Navegador padrão de páginas da Internet (se você usa outro navegador que não seja o Internet Explorer, talvez o Opera, Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari). Assim, toda vez que alguém te mandar um link ou você tentar abrir um arquivo da Internet salvo no seu computador, ele vai usar o navegador que você escolheu.
> Programa de e-mail padrão: Se você usar programas para acessar seus e-mails, como Outlook ou Thunderbird, você poderá definir o programa padrão. Assim, toda vez que você clicar num link para e-mails ou receber mensagens, o programa que você escolheu será aberto automaticamente.
> Media player padrão: Se você usa outro programa para ouvir suas músicas e assistir vídeos (que não seja o Windows Media Player) e selecioná-lo como padrão nessa caixa, toda vez que você tentar abrir um vídeo ou música ou ouvir uma rádio na Internet ou ver vídeos na Internet, será aberto o programa que você escolheu como padrão.
As outras configurações não são recomendáveis para alteração.
Limitações: Você deve ter o programa que deseja transformar como padrão instalado. Além disso, o programa deve ter suporte ao tipo de arquivos desejado.
Mas a mudança é notável, olhe só:
Alteração que fiz em meu computador.
No exemplo, mudei apenas o navegador padrão (destacado em vermelho), que antes era o Internet Explorer, mas agora é o Google Chrome. Ou seja, a partir de agora, todo link externo ou arquivo da Internet (*.htm e similares) que eu abrir vai ser mostrado no Google Chrome.
Gostou da dica? Tem mais sugestões. Comente! Dê sua participação.

2 comentários:

  1. ou clique com o segundo botão no arquivo >
    abrir com...>
    Escolha o programa
    e
    selecione a caixa "Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo"

    ;)

    ResponderExcluir
  2. So qro agradecer pq esse blog me ajuda e mtu ele é maraaa..
    bjus Ro

    ResponderExcluir