Instalando Linux no pendrive mantendo a opção para gravar arquivos no Windows

Share:
Esse tutorial ensinará como criar um Linux no pendrive e ainda continuar usando seu pendrive no Windows para guardar dados.
Nota: Gostaria de deixar bem claro a todos que não estou incentivando ninguém a mudar de sistema operacional. Esse Linux rodará somente a partir do pendrive, não altera nenhuma propriedade do Windows nem seus arquivos de configuração. É como se fosse um "Linux de bolso", onde poderão ficar armazenadas todas as suas informações (papel de parede, documentos, senhas, navegadores, programas, tudo. Você pode ter um Windows no PC, e quando quiser, poderá usar seu Linux de bolso, sem problemas.


Tudo o que você vai precisar:
Imagem do Xubuntu 8.10:
ftp://ftp.free.fr/mirrors/ftp.xubuntu.com/releases/8.10/release/xubuntu-8.10-desktop-i386.iso
HP USB Disk Storage Format Tool: http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=197
Um CD-R ou CD-RW vazio.
Um pendrive de no mínimo 2 GB, se você vai querer usá-lo apenas com o Linux. Para usá-lo com os dois sistemas, tenha em mãos um de 4 GB ou maior.

1.º passo: Escolhendo a distribuição.
Você poderá escolher qualquer distribuição que desejar. Porém, como o pendrive funcionará como um disco rígido, ele terá um tempo de acesso menor que o disco rígido. Se você instalar Ubuntu, Mandriva, Fedora ou Debian, eles ficarão pesados e não funcionarão em todos os computadores. Por isso recomendo distribuições mais leves. No nosso caso, gostaria de usar o Xubuntu, pois usa um ambiente bem leve e é o mais fácil de usar, por se originar do Ubuntu. Mas se você quiser, poderá usar qualquer distribuição, fica a seu critério.
Para baixar o Xubuntu, clique no link nº. 1, na seção "Tudo o que você vai precisar" (589,5 MB):
Atenção: Não use aceleradores de downloads. Pois isso poderá acarretar erros de mal funcionamento.

2.º passo: Gravando o CD
Você baixará uma imagem de CD. Para aprender a gravar uma imagem de CD,
clique aqui.
Você poderá gravar em CD-R e CD-RW, e poderá usar qualquer programa de gravação que suporte gravação de ISO.
Tá bem fácil, né? Vai continuar assim!


3.º passo: Preparando o pendrive.
Primeiramente, você terá que formatar seu pendrive. Mas o Windows não faz isso corretamente. Como corrigir isso? Com o HP USB Disk Storage Format Tool. Baixe-o no ínicio do tutorial.
Retire todos os seus dados e formate o pendrive. Por enquanto, mantenha-o vazio.


4.º passo: Desconectando seus discos rígidos
Para minimizar erros, desligue seu computador, abra o gabinete e retire os cabos dos HDs, deixando apenas ligada a unidade de CD/DVD. Pode-se também, ao invés de abrir o gabinete, modificar a BIOS para não reconhecer os HDs. Para isso, na seção de Hard Disks, coloque seus HDs como None ou Not Installed. Deixe somente o CD/DVD ligado.
Você também pode mantê-los ligados, mas deverá prestar atenção na hora do particionamento que veremos adiante.


5.º passo: Instalando o Xubuntu no pendrive
Verifique se o pendrive está conectado ao PC.
Feito tudo isso, chegou a hora importante: a instalação. Organize sua BIOS para dar boot pelo CD. Para aprender a fazer isso, Clique aqui, em
Dando boot pelo CD.
O sistema dará boot pelo CD, selecione Português do Brasil e tecle "Instalar Xubuntu"
O sistema se iniciará.
Fará perguntas sobre o seu idioma, teclado, fuso horário, e talz, vai estar tudo no jeito, é só ir avançando, avançando...
até...
o passo Preparar espaço em disco.
Se você vai usar todo o pendrive no Linux, - então seu pendrive tem pouco espaço em disco - clique em "Assistido - usar disco inteiro" e clique em Avançar. No tutorial, passe para o 6.º passo.
Se você quer continuar usando seu pendrive para guardar arquivos e usar com o Linux de bolso - isso quer dizer que seu pendrive é maior que 4 GB - então clique em "Manual" e avance.
É bem fácil, não se preocupe:
Você vai ver seu disco todo em azul.
Clique nele e clique em "Nova partição"
A primeira partição será a FAT32. Essa partição será para guardar os dados no Windows. Selecione o tamanho da unidade em MB no campo desejado, sistema de arquivos FAT32 e ponto de montagem, deixe em branco. Partição primária.
Agora, crie uma nova unidade, de 512 MB. Será a partição swap. usada para troca de arquivos. Tipo primária e sistema de arquivos swap.
Por último, a partição do Xubuntu. Também primária, só que o será criada no final do disco - então selecione Fim. Tamanho? O resto de espaço que ainda tiver no pendrive. Sistema de arquivos? Ext2. Ponto de montagem? /. Clique em criar e para formatar, marque a caixa de seleção onde você criou a partição para o Xubuntu. Tu verás teu pendrive todo colorido na tela. Veja se está certinho, deixe selecionada a partição onde será instalado o Xubuntu e avance. E por último Avance denovo.
Agora aguarde. Vai demorar de 20 a 40 min.
Após instalado, reinicie a máquina e retire o CD da unidade.


6.º passo: Finalizando
Reconecte seus HDs denovo ou coloque os valores na BIOS como estava antes. Se não sabe como fazer, apenas entre na BIOS e tecle F7 e depois F10, aperte Y e Enter.
Aproveita que está na BIOS e configure o PC para dar boot da seguinte maneira
HDD-USB ou HDD-ZIP.
CD-ROM
IDE0 ou Hard Disk
O Xubuntu dará o boot pelo pendrive.
Se ele der boot pelo pendrive, você conseguiu!
Agora é só instalar os programas que quiser no seu Linux de bolso. Para usar novamente seu antigo sistema operacional, basta não colocar seu pendrive no PC durante a inicialização do sistema. Para usar o Linux de bolso, basta inserí-lo antes de ligar o micro.

Pronto.

6 comentários:

  1. bom tutorial vou testar para ver se dar certo, pelo jeito se der certo eu aviso.
    paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,gostaria de saber se dá pra fazer atualizações tbm?

    ResponderExcluir
  3. Rafael,

    Pode sim, o sistema funcionará da mesma maneira como um sistema operacional completo, inclusive com atualizações e instalação de programas, só que portátil. :)

    ResponderExcluir
  4. Bom amigos!
    Não recomendo esse processo pois o sistema de arquivos dos linux sob uso constante de leitura gravação em uma memoria flash corre o risco de perder seu chaveiro.
    Recomendo o uso do Slax OS ele é muito mais prático do que a instalação direta no pen, no seu caso é so copiar o seu conteudo e instalar o boot e pronto, e ainda conta com toda a funcionalidade do linux, os seus pacotes de instalação são modulados
    pacotes de programas (basta colocar na pasta modulo e pronto) ao coorer a pen o modulo irá se instalar automaticamente
    para pen ainda não achei outro melhor....
    vlw galera!

    ResponderExcluir