Entenda a diferença entre CDs, DVDs e discos Blu-ray

Share:
Tire suas dúvidas sobre os discos mais utilizados atualmente para exibição de vídeos e filmes e reprodução de áudio.
CAPACIDADE
Os CDs podem armazenar 700 MB de dados. Já o DVD pode armazenar 4,7 GB (alguns DVDs podem armazenar 9 GB!). Porém, a revolução inicia-se nos Blu-ray, onde um disco Blu-ray pode armazenar, em duas camadas, 50 GB! Isso se mostra diferente no modo como os dados são gravados em cada mídia, confira:

A distância entre as trilhas do Blu-ray são bem menores que as do DVD e ainda mais do que no CD. Por isso pode-se gravar 50 GB em Blu-rays de duplas camadas e apenas 700 MB num CD.



LASERS USADOS
Nos CDs, o laser usado é o laser infravermelho. Nos DVDs, usa-se luz vermelha para a leitura dos dados. Já no Blu-ray, como o nome sugere, a luz usada é azul-violeta. O tamanho das lentes de leitura variam. No CD, o tamanho da unidade é de 708 nanômetros, enquanto que no DVD esse tamanho é de 650 nanômetros e no Blu-ray esse valor é de 405 nanômetros.
APLICAÇÕES
As aplicações variam muito. O CD por enquanto é a mídia mais versátil. Pode ser usada para backup de dados de computador, gravação de áudio (até 74 minutos), gravação de vídeo (até 20 minutos) e gravação de arquivos diversos (áudio e vídeo compactados), além de ser a mídia mais barata das três e a mais comum, muito usada por gravadoras para divulgar músicas. O DVD pode ser usado para gravar arquivos, filmes de alta qualidade (até 4 horas em vários idiomas) com suporte a menus, e esses vídeos podem ser reproduzidos por aparelhos de DVD. Exige-se um computador com recursos medianos para rodar vídeos gravados em DVD. É o método mais usado para gravação e distribuição de filmes por grandes empresas. Usa-se 8 regiões para reprodução de DVDs em seus aparelhos tocadores domésticos (O Brasil usa a região 4). Já no Blu-ray, usa-se para gravação de filmes em alta definição e gravação de dados, sendo esse último método pouco comum. Usa-se 3 regiões de reprodução de filmes (O Brasil usa a região 1). As três mídias são usadas para jogos de videogame, mas somente o Playstation 3 suporta a tecnologia Blu-ray
COMPATIBILIDADE
Unidades blu-ray podem gravar dados e realizar leituras em Blu-rays, DVDs e CDs. Unidades de DVD podem gravar e ler em DVDs e CDs, e unidades de CD gravam e lêem dados apenas em CDs.
PREÇO
Como o Blu-ray é uma unidade nova, os tocadores atuais são caros. O reprodutor mais barato de Blu-ray é o Playstation 3, e todos os seus jogos são em Blu-ray. Já os tocadores de DVDs e CDs são bem mais baratos e comuns, além de ser bem mais compatíveis, já que já estão no mercado há anos, ao contrário do Blu-ray que é uma tecnologia recente.
Veja como fica um filme gravado em Blu-ray:

E O HD-DVD?
O HD-DVD tinha tudo para ser a mídia sucessora do DVD, chegando a gravar até 30 GB em duas camadas. As mídias de Blu-ray e HD-DVD chegaram a brigar por tempos em qual seria a sucessora do DVD. Porém o HD-DVD saiu do mercado por desistência das empresas que anteriormente o apoiavam e fabricavam.
E você? Usa qual mídia para gravar seus dados? Já usa o Blu-ray? Comente suas experiências!

2 comentários:

  1. Boa tarde! Muito bom o post, diferenciou claramente as mídias. Só que estou procurando uma informação sobre a gravação dos dados em mídias. Na espiral de trilhas que possui a mídia os dados são sempre gravados na sequencia da espiral?? Ou seja, os bits de uma imagem ( por exemplo ) são gravados sempre juntos em sequencia? Sempre seguindo a espiral, do centro da mídia para sua extremidade. Desde já lhe agradeço! email: gabriel.sales@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom, ja tenho por uso o Blu-Ray através de um PS3, realmente é a midia de melhor uso, só que ainda é muito caro, tanto filmes como jogos, chegando a quase não valer a pena pela tecnologia por ser até 5x ou mais caro que os dvd's comuns, porém como toda nova tecnologia, ela vai ficar mais em conta com o tempo e quando isso acontecer não há duvidas de que realmente seja a melhor midia existente...

    ResponderExcluir