Recuperando dados em CDs/DVDs riscados ou danificados

Share:
Como proceder quando seus CDs ou DVDs estão danificados e há dados importantes nele? O tutorial abaixo lhe ajudará na recuperação de dados.

Os DVDs e CDs são mídias muito boas para gravar qualquer coisa, além disso são muito baratas. Porém são muito delicadas. Com o simples fator tempo de uso, apresentam muitos riscos. E se você tinha dados importantes gravados? Vai jogar o CD fora e perder tudo?

O que você pode fazer? Acompanhe o passo-a-passo:


1 - Removendo manchas e riscos leves.

Importante: Não me responsabilizo por eventuais danos causados as suas mídias. Esse é um método caseiro para recuperar suas mídias, portanto pode dar certo e recuperar seus CDs, ou pode dar errado e inutilizar os DVDs.

Lave suas mídias danificadas com água e sabão neutro, ou detergente. Deixe-a secar à sombra. Logo depois que secar, passe um pano macio seco sobre a mídia para retirar o excesso de água. Agora, use um pouco de cera de polir automóveis (nunca use creme dental, isso resecará a mídia e a deixará pior do que já está) e passe bem pouco sobre a superfície da mídia, fazendo movimentos circulares, acompanhando o formato da mídia. Depois, lave-a novamente (não use esponja, apenas as mãos) e seque-a com um pano macio, para remover os vestígios de cera (Se o pano for bem macio, pode-se aplicar um pouco de força para retirar os excessos de cera).

2 - Recuperando os dados.

Insira sua mídia em sua unidade de CD/DVD.
Agora use um dos programas abaixo para fazer as cópias de segurança. Eles são os melhores no quesito recuperação de dados. Qualquer um pode ser usado, dependendo da mídia utilizada.
Use os programas abaixo para criar uma imagem de CD/DVD.

Alcohol 120%
Alcohol Software - Trial - 12,3 MB
Windows 2000/2003/XP.

ImgBurn
Lightning UK! - Gratuito - 2 MB
Todos os sistemas Windows.



3 - Gravando os dados recuperados em uma nova mídia.

Se você conseguiu recuperar os dados parcialmente ou totalmente com sucesso, é hora de gravar a imagem em um novo CD ou DVD. Os programas Alcohol 120% e Easy Free Burner já gravam imagem, mas você pode usar os programas abaixo para isso:

Ashampoo Burning Studio
Ashampoo - Gratuito - 16 MB
Windows 2000/XP/Vista

BurnAware Free
GloryLogic - Gratuito - 5,4 MB
Windows 2000/XP/Vista.


E você, já precisou recuperar dados em CDs ou DVDs riscados? Comente!

Nenhum comentário