O dia 1º. passou: O Conficker era mentira?

Muitos acharam que a infectação pelo vírus Conficker era uma "pegadinha" de primeiro de abril que envolvia o mundo todo. Mas não é bem isso.

Saiu em várias reportagens, sites conceituados e todo tipo de mídia. Mas pelo visto, nada ocorreu. Porque? O vírus em questão é o virus Conficker. Ele é um vírus que só ataca sistemas operacionais de base Windows (desde o velho 95 até o não-lançado 7 beta). Já infectou mais de 120 milhões de máquinas (antes do dia 1.º), um dos mais procurados vírus. A Microsoft ofereceu o bolão de US$ 250 mil para quem pegasse o criador do vírus.


Mas o anúncio foi grande quando disseram que o vírus entraria em ação no primeiro dia de abril. Por que ele não entrou em ação? A resposta é simples: Por que todo mundo estava com a guarda alta, ou seja, as grandes empresas de segurança e os sistemas governamentais estavam esperando para barrar o vírus.

O vírus também esteve programado para atuar em 1º. de janeiro, porém, não ouveram sustos.

O vírus Conficker é um vírus de bootnet, ou seja, quer criar uma rede de computadores Windows "zumbis" com o objetivo de atacar redes corporativas ou governamentais, roubar identidades ou enviar spam em massa. Tudo isso sem que o usuário possa ver. Esse vírus, portanto, não deixará seu sistema lento, mas usará sua conexão para se tornar mais um zumbi.

Resumindo: O vírus ainda não agiu, mas poderá agir futuramente, o que pode ser dentro de alguns dias ou meses. Ou até alguns anos a frente.

Mas as medidas para se proteger são simples e podem ser feitas por qualquer humilde usuário.

O que fazer para se proteger? Leia este artigo e descubra como!

As empresas como Avira e McAfee classificaram esse vírus como Médio/Alto, o que prova sua existência.

Conforme vimos, o vírus é perigoso, mas é pouco o que se precisa fazer para se proteger dele. Então não faça parte de um bocado de "zumbis"! Esse daí não está para brincadeira, nem é uma pegadinha de 1º. de abril.

Comentários

  1. Hi cara, não sei não. Pode não ter atacado dia 1º, mas pode atacar qualquer dia desses... Aposto que fizeram isso só pra nos pegarem desprevenidos depois.

    ResponderExcluir