Saiu em várias reportagens, sites conceituados e todo tipo de mídia. Mas pelo visto, nada ocorreu. Porque? O vírus em questão é o virus Conficker. Ele é um vírus que só ataca sistemas operacionais de base Windows (desde o velho 95 até o não-lançado 7 beta). Já infectou mais de 120 milhões de máquinas (antes do dia 1.º), um dos mais procurados vírus. A Microsoft ofereceu o bolão de US$ 250 mil para quem pegasse o criador do vírus.
Mas o anúncio foi grande quando disseram que o vírus entraria em ação no primeiro dia de abril. Por que ele não entrou em ação? A resposta é simples: Por que todo mundo estava com a guarda alta, ou seja, as grandes empresas de segurança e os sistemas governamentais estavam esperando para barrar o vírus.
O vírus também esteve programado para atuar em 1º. de janeiro, porém, não ouveram sustos.
O vírus Conficker é um vírus de bootnet, ou seja, quer criar uma rede de computadores Windows "zumbis" com o objetivo de atacar redes corporativas ou governamentais, roubar identidades ou enviar spam em massa. Tudo isso sem que o usuário possa ver. Esse vírus, portanto, não deixará seu sistema lento, mas usará sua conexão para se tornar mais um zumbi.
Resumindo: O vírus ainda não agiu, mas poderá agir futuramente, o que pode ser dentro de alguns dias ou meses. Ou até alguns anos a frente.
Mas as medidas para se proteger são simples e podem ser feitas por qualquer humilde usuário.
As empresas como Avira e McAfee classificaram esse vírus como Médio/Alto, o que prova sua existência.
Conforme vimos, o vírus é perigoso, mas é pouco o que se precisa fazer para se proteger dele. Então não faça parte de um bocado de "zumbis"! Esse daí não está para brincadeira, nem é uma pegadinha de 1º. de abril.
falei que era mentira !
ResponderExcluirHi cara, não sei não. Pode não ter atacado dia 1º, mas pode atacar qualquer dia desses... Aposto que fizeram isso só pra nos pegarem desprevenidos depois.
ResponderExcluir