Drivers: O que são? Como usá-los?

Share:

Drivers: Embora sejam arquivos pequenos, são essenciais para o funcionamento total do sistema e podem causar instabilidades se faltar ou for trocado.


Driver é como se fosse um tradutor.

Quando você faz uma ligação internacional, muitas operadoras fornecem a opção de tradução. Uma interlocutora traduz as frases do seu idioma para o idioma do outro falante e vice-versa.

Os drivers de computador fazem o mesmo. Eles interpretam os comandos do computador para fazer um dispositivo funcionar.


Por exemplo: Se você tem uma webcam instalada, com os drivers já configurados, o computador poderá se comunicar corretamente com a webcam, mandando sinais, e a webcam responderá aos comandos, fornecendo as imagens. O mesmo ocorre com os pendrives, placas e qualquer outro dispositivo. Se os drivers não estiverem instalados, o computador e o dispositivo não conseguirá se comunicar com o dispositivo, e esse não funcionará.



Como saber se os drivers que uso estão corretamente instalados?
Isso é fácil, basta dar uma olhada no Gerenciador de Dispositivos.
Iniciar > Painel de Controle (Modo de exibição clássico) > Sistema. Aba Hardware, botão Gerenciador de Dispositivos.

Photobucket
Se o gerenciador se comportar como na figura acima, isso significa que os drivers dos dispositivos estão todos instalados. Parabéns!

Mas...

Se houver pontos de interrogação amarelos, significa que seu dispositivo não foi encontrado ou está mal instalado. Ou ainda não foi detectado e está mal conectado.
Photobucket

Mas... como resolver os problemas com os itens com interrogação?
Isso é bem simples. A maioria dos dispositivos possui um CD de instalação de drivers.
Se você o possuir, vá ao Gerenciador de Dispositivos, coloque o CD na unidade, clique com o botão direito sobre o item com ponto de interrogação e clique em Atualizar driver. E apenas clique em Avançar duas vezes. Se o CD inserido estiver certo, os drivers serão instalados automaticamente e seu dispositivo logo estará pronto para usar.

Se você não tiver o CD de instalação, você precisa usar o manual do dispositivo para saber seu modelo exato e procurar pelo driver apropriado no site do fabricante ou em sites de busca. Se você não tiver o modelo do dispositivo ou placa em mãos, use o programa Everest. Ele te dará as informações que você necessita. Com o modelo em mãos, basta procurar e baixar o driver apropriado e executar o instalador.

Caso necessite formatar seu disco rígido, faça antes um backup de seus drivers. Há vários programas que fazem isso por você. Um deles se chama MyDrivers.


Photobucket

Os drivers são realmente importantes para o funcionamento correto do sistema. Portanto, sempre faça cópias de seguranças de seus drivers e evite dores de cabeça futuras.

Downloads relacionados
(Clique sobre os links para iniciar os downloads.)

Everest Ultimate Edition 5.01 (versão foi descontinuada, acesse www.lavalys.com)
Empresa: Lavalys Consulting Group, Inc.
Licença: Versão de testes.
Tamanho: 9,4 MB
Sistemas: Windows 98/ME/2000/2003/XP/Vista/2008/7

Empresa: ZhangDuo Corporation International
Licença: Gratuito por 15 dias.
Tamanho: 1 MB
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP/Vista/7

3 comentários:

  1. Estou comessando no ramo de informática e gostei do tutorial valeu

    ResponderExcluir
  2. Ah,minha impressora tava com o ponto de interrogação, daí eu fiz do jeito qe voc disse no post, mais não adiantou. Acho que deve ser promebla no usb?

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, amigo! O meu driver "Modem PCI" estava desatualizado. Até o momento o computador não reiniciou novamente. Abraço.

    ResponderExcluir