Como evitar o spam por e-mail

Share:
Veremos agora algumas dicas que o ajudarão a evitar os riscos de ter sua máquina infectada por spam ou evitar possuir mensagens assim em sua caixa de e-mails.

Primeiro, antes de começarmos, vejamos a correta definição da palavra spam. "Spam", abreviação de "spiced ham" (presunto temperado) é uma mensagem não solicitada enviada em massa, ou seja, enviada não só a um usuário, mas para várias caixas de e-mail simultâneamente.


O que pode conter uma mensagem spam? Geralmente, as mensagens spam são apenas anúncios publicitários, imagens ou links. Na maioria das vezes são apenas infortúnios cotidianos; em outros casos (no caso de anexos ou links anexos) as mensagens podem conter programas com código malicioso (vírus, programas-espiões e outros).

Isso não quer dizer que você nunca vai receber um spam de uma pessoa que você nunca conheça. Por que? Muitos internautas novatos não sabem o que é um spam ou uma mensagem válida e a repassam. Você pode então estar recebendo spam dos amigos sem saber!

Como identificar um spam?
Mensagens spam podem ter os seguintes conteúdos:

1-Boatos (Hoax)
Como o nome diz, histórias falsas. Histórias de que um menino vai fazer um transplante de cérebro ou toda a Amazônia será destruída. Essas mensagens querem levar o usuário a crer que são verdades, mas na verdade são apenas boatos. Se você recebem mensagens do tipo, já sabe o que fazer...

2- Correntes (chain letters)
São aquelas mensagens que você recebe dizendo "Envie esta mensagem a 10 pessoas nos próximos 10 minutos e você terá boa sorte, se não enviar terá azar". Mensagens assim são apenas enganosas, basta apertar um delete nelas e voltar a tranquilidade.

3- Propagandas
A forma mais comum. Te oferecem um produto a um preço bem mais baixo que o tradicional e te pedem para clicar num link no email. Mensagens assim podem lhe direcionar a um site com conteúdo imoral, a programas maliciosos ou a links com mais propagandas. Não clique nos links da mensagem e a delete.

4- Golpes (scam)
Propaganda enganosa. E-mails que trazem a maravilha de trabalhar em casa, oportunidades miraculosas de emprego ou estudo ou ainda empréstimos facilitados. Não são verdadeiros; mova-os a Lixeira.

5- Estelionato (phising)
A forma mais sutil. Os spammers (os criadores do spam), criam e-mails dizendo que seus documentos estão inválidos ou seu cadastro em alguma loja (que você nunca comprou) está desatualizado, você clica nos links do email e é redirecionado a uma página para atualizar seus dados. E pimba! roubam seus dados numa página clonada! O phising é muito usado para roubar dados e usá-los. Ou seja, é uma das táticas mais sutis mas também mais perigosas da Internet

Ficou com medo? Desesperado? Veja as dicas para evitar ter spam!

1- Preservar sua identidade. Não divulge seus documentos pessoais, data de nascimento ou e-mail em qualquer site pela internet, muito menos dados bancários ou número de cartões.

2- Tenha vários e-mails. Se você usa e-mail no trabalho, na escola e no lazer, tenha uma conta para cada atividade.

3- Não seja um clicador compulsivo. Nada de sair clicando nos links de uma mensagem, mesmo que pareçam vantajosos. Analise o remetente, os links enviados e procure saber se a empresa costuma mandar e-mails para o usuário.

4- Utilize bem os recursos anti-spam. Várias caixas de e-mail já classificam seus e-mails, se são spam ou não. As classificações podem estar como "Spam", "Lixo eletrônico", "Lixo", "Em massa" ou outras classificações. Lembre-se que esses filtros não são 100% eficazes, mas são muito eficientes.

5- Tenha sempre um kit de segurança instalado no PC. Um bom antivírus, anti-spyware e firewall já são suficientes para controlar esses e-mails não solicitados.

Mais tranquilo agora? É claro que, numa hora ou outra, você vai esbarrar num spam, isso é comum para quem tem cadastros em vários sites. E os fórums de discussão também são bastante afetados pelo spam. Portanto, fique alerta para não ser a próxima vítima!

Essas são apenas algumas informações básicas sobre o spam por e-mail. Para saber mais sobre o spam entre outras formas de manifestação, consulte:


Um comentário: