Como copiar, criar e gravar DVDs?

Share:
É um ponto que sempre gera dificuldade. Muitos nem sabem o que se necessita para trabalhar com DVDs. Nesse artigo, vamos aprender a botar a mão na massa quando o assunto é DVD.

Mesmo com lançamentos de mídias mais modernas, como o Blu-ray e o HD-DVD, nós ainda usamos muito o DVD. É com ele que assistimos aos filminhos no domingo a noite, com uma pipoquinha, na sala, no conforto do sofazão de couro, com as pantufinhas, agarrado na namorada... Mas muitos de nós queremos ter nossos próprios vídeos, copiar dos amigos ou criar DVDs da última festa da família ou dos colegas. O que é preciso para isso? Continue lendo e você descobrirá!


Requisitos
Para trabalhar com DVDs, seu computador terá que ter: Um bom processador, uma quantidade razoável de memória RAM e um gravador de DVD.
No quesito "Um bom processador", sugiro que você use um processador de núcleo duplo, como um Core 2 Duo ou um Atlhon X2. Esses processadores tem um alto desempenho e irão garantir o sucesso do trabalho. Mas se a grana estiver curta, compre o melhor Celeron ou Semprom que puder. Já na questão "memória RAM", 512 MB são recomendáveis, e o mínimo deve ser de 256 MB. E quanto ao gravador de DVD, prefira os de marcas brasileiras, como LG ou Samsung.

Separamos abaixo as configurações mínimas e recomendadas para trabalhar com DVDs:

Configuração mínima:
Processador Intel Celeron E1200 1,6 GHz ou AMD Semprom LE-1300 2,3 GHz
256 MB de memória RAM barramento DDR ou DDR2
DVD-RW da LG
Windows XP Professional

Configuração recomendável:
Processador Intel Pentium Dual Core E2200 2x2,20 GHz ou AMD Atlhon X2 2x2,7 GHz
512 MB de memória RAM barramento DDR2
Windows XP Professional ou Windows Vista Home Premium (para o Vista, sugerimos 2 GB de memória RAM).

Sua máquina atende a todos esses requisitos? Então aproveite! Continue lendo e mostraremos a você como utilizar bem esses recursos para DVD.

Programas essenciais:

Copiando discos inteiros de DVD (retirando as proteções).
O maior problema de copiar DVDs no PC é o fato de muitos terem proteções anti-cópia. Isso serve para evitar a pirataria. "Mas, e se eu apenas quiser ter uma cópia para minha família do DVD que peguei na locadora? Isso é legal?" Claro! As leis permitem esse tipo de cópia, desde que você não saia vendendo cópias do DVD original, é claro.



E como fazer isso, já que os DVDs estão protegidos contra cópias? Um dos melhores e mais eficazes programas para copiar DVDs para o computador é o DVD Decrypter. Esse minúsculo aplicativo é capaz de copiar um disco inteiro para o computador, retirando todas as suas proteções anti-cópias.



E se você quiser, antes de copiar o DVD, ainda retirar menus e outras cenas, recomendo o DVDFab HD Decrypter. Ele possui essas funções de retirar cenas indesejadas e remover avisos e menus, e ainda deixar apenas o áudio e as legendas que você quiser (se elas estiverem disponíveis no DVD).

Nos casos acima, o DVD será copiado para seu disco rígido. Para gravá-los em outro disco de DVD, acesse a seção "Gravando DVDs".

Criando DVDs caseiros de aspecto profissional (com imagens, músicas e vídeos).
Quem não quer aproveitar essa opção e criar seus próprios DVDs caseiros com animações profissionais e montagens "top de linha"? Há vários softwares disponíveis para isso.


Se você pode ser considerado "amador" na criação de DVDs, existe um programa que vai o auxiliar nessa tarefa. É o Windows Movie Maker. Ele já é incluido junto com o Windows. Com ele você pode criar DVDs com animações, sons, imagens e outros pequenos vídeos, tudo com um aspecto bacana, mesmo que você não entenda nada de vídeos. Está no Menu Iniciar do Windows.

"Tá, fiz meu vídeo no Movie Maker e salvei no meu computador, mas não consigo gravar no DVD, o que devo fazer?". Calma. O arquivo de saída do Movie Maker é o WMV. Use o

ConvertXtoDVD. Ele é o supra-sumo na questão de criação de DVDs a partir de arquivos de vídeo já prontos. Você pode adicionar todos os seus videos em um DVD, colocar menus e animações inéditas e assistir na TV da sala! Muito eficiente e recomendado.
Para utilizá-lo junto com o Movie Maker, basta abrir o programa e achar o vídeo. Pronto! Agora é só editar e colocar suas animações de um jeito bem fácil. Faça todas as alterações, coloque um DVD virgem na gravadora e vá tomar um café. Em questão de minutos, um DVD de aspecto profissional estará saindo da gravadora, pronto para assistir no DVD Player da sala.

Gravando DVDs de vídeo
Depois de editar ou apenas copiar seus DVDs para seu disco rígido, chegou a hora de copiá-lo para um DVD virgem. "Mas qual mídia eu escolho? DVD-R, DVD-RW ou DVD+R?". Escolha qual desejar. Prefira a "-R", por ser mais barata e mais acessível.



Se você prefere desembolsar um pouco, mas para obter um programa de qualidade, um investimento certo é o Nero. Ele tem ferramentas para tudo: desde gravação de CDs até discador VoIP! Muito fácil de usar e com muitos recursos, além de ser bem fiel e com a qualidade que você já conhece.



Mas não existe nenhum gratuito que substitua o Nero? Existe sim, e de ótima qualidade! Sugiro o BurnAware Free. Grava CDs, DVDs, Blu-rays e HD-DVDs com muitas opções e uma simplicidade fenomenal. Tudo isso de graça e em Português!

Bom, depois que você leu o artigo fica claro que copiar DVDs não é nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, você pode fazer um DVD muito mais facilmente do que já imaginou, sem sustos e sufocos!

Gravar, criar e copiar DVDs utilizando esses programas é uma verdadeira mão-na-roda. Embora alguns dos softwares que anunciamos aqui possam ser pagos, valem a pena o investimentos. O que vale é a diversão! Aproveite e grave agora mesmo seu próprio vídeo em DVD!


Downloads relacionados
(Clique nos links em vermelho para iniciar os downloads)

Empresa: Lightning UK!
Licença: Gratuito.
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP/Vista/7
Tamanho: 880 KB

Empresa: Fengtao Software
Licença: Gratuito (somente versão HD Decrypter)
Sistemas: Windows 98/2000/2003/XP/Vista/2008/7
Tamanho: 9,9 MB

Windows Live Movie Maker Beta (apenas para quem não tem o Movie Maker nativo)
Empresa: Microsoft Corporation
Licença: Gratuito
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Tamanho: 130 MB

Empresa: VSO-Software
Licença: Shareware (US$ 49,90)
Restrições: Caso não adiquira a chave de licença, o vídeo fica com uma marca-d'agua.
Sistemas: Windows 2000/XP/Vista/7
Tamanho: 17 MB

Empresa: Ahead Software
Licença: Trial (R$ 156,00)
Restrições: 30 dias de uso gratuito.
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Tamanho: 382 MB

Empresa: GloryLogic
Licença: Gratuito
Sistemas: Windows 98/ME/2000/XP/Vista/7/2003
Tamanho: 9 MB

17 comentários:

  1. Rodrigo, você esqueceu de mencionar o Alcohol 120% que também é excelente para a gravação não só de DVDs mas também de CDs. Excelente artigo e parabéns pelo blog.

    Paulo Almeida

    ResponderExcluir
  2. devemos converter para que formato, para que meu aparelho de dvd leia?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esses programas mencionados que necessita para gravação.. más eu não consegui gravar os filmes que eu baixei da internet (em formatos AVI e RMVB)mesmo convertendo-os.. quando abro no nero "criar DVD"-> "add os arquivos" só aparecem os que estão em formato AVI.. os outros não aparecem.. e mais uma dúvida qual o codec de som que os aparelhos de DVD sansung leem? aac ou ac3..?
    se puder me ajudar.. agradeço antecipadamente!!
    um abraço..
    Helizângela/MG

    ResponderExcluir
  4. @Renatinha: Desculpa a demora na resposta. Com o programa ConvertXtoDVD, ele já gravará no formato aceito pelo DVD. Basta inserir uma mídia virgem na unidade de CD/DVD e colocar o vídeo para conveerter e gravar.

    @Helizângela: Quando você seleciona a opção "Criar DVD" do Nero, você só poderá usar alguns tipos de arquivo, como alguns tipos de DivX, VOB, IFO e similares (são arquivos prontos para serem apenas gravados, já convertidos por você em outro programa). Para fazer essa tarefa, você precisa usar um programa que converta AVI em VOB. Você pode usar o FormatFactory e usar a opção à esquerda: "Todos para VOB". Escolha os vídeos e mande converter. Depois disso, use a opção "Criar DVD" do Nero e use esses arquivos já convertidos. O codec de som, use o ac3 por ser mais comum e compatível.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, será q vc saberia me dizer o q fazer com um dvd aula q aluguei e precisava copiar. O meu gravador de DVD não lê, tenho varios programas para tirar proteção mas de nada adianta se o dvd não abre em pc...o q fazer nesse caso?? Um amigo da minha cunhada disse q conseguiu fazer a copia atraves do Nero..mas nem isso eu consegui visto q ele não abre no meu pc..aguardo a respotsa e desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  6. Anônimo: Verifique se não é um VCD (Vídeo CD).
    Volte a postar.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo obrigado pela dica cara valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  8. poxa tenho um dvd da sansung.
    quero gravar filmes da internet,,, quando gravo , apenas da pra ver no pc, quando coloco no meu dvd ele não lê nada...
    o q eu faço????
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. @Anônimo: Use o programa ConvertXtoDVD ou o DVD Flick, eles convertem os vídeos em DVD para serem assistidos no aparelho de DVD.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. poxa como faço pra gravar um jogo d ps2, ..., quando gravo no nero , só estraga a midia, no ps2 não aparece nda...
    já botei até na autorizada, pra ver c era alguma defeito do dvd,,,mas não tinha nada d errado.
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
  12. OLÁ PESSOAL QUERIA SABER O SEGUINTE, FIZ UMA GRAVAÇÃO DE UMA FESTA. EDITEI TUDINHO SÓ QUE QUERO COLOCAR SENHA PARA Q Ñ POSSAM TIRAR CÓPIAS, ALGUEM PODE ME AJUDAR?
    djrpstudiomix@hotmail.com

    AGRADEÇO SE FOR ATENDIDO

    ResponderExcluir
  13. Ola
    eu tenho que fazer o convertdvxtodvd, mas no entanto já não preciso do regular dvd para terminar a gravação, pois tenho um disco duro ligado por wireless que passa a informação do pc para a tv.. como posso gravar do programa convertxtodvd directamente para o disco duro?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Nas opções do ConvertXtoDVD existe a opção de apenas converter os arquivos sem gravar no CD, escolha essa opção e após isso copie seus dados convertidos para sua unidade de disco.

    ResponderExcluir
  15. Ola, estou usando dvdfab para tirar a proteçao, na hora de gravar com ConvertXtoDVD, ele grava apenas 28 min do filme. Ja tentei recodificar pelo Nero e gravar com o ConvertXtoDVD e aconteceu a mesma coisa. O interessante é que gravei com o Nero e o filme saiu completo, mas infelizmente sem as legendas. Você teria alguma ideia de como corregir este problema? Muito Obrigada pelas possiveis sugestoes...

    ResponderExcluir
  16. Davi Matos Teixeira29 de mar. de 2015, 12:56:00

    olá a lg e samsung não são brasileiras apenas têm seus polos de montagem no brasil

    ResponderExcluir