Chegou o Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope!

Share:
O que essa nova versão do mais conhecido sistema operacional de base Linux nos trará? Quais são suas surpresas!

Honrando a tradição de atualizações a cada 6 meses - e aliviando a cansativa espera dos fãs - saiu a mais nova edição do Ubuntu 9.04, batizada de Jaunty Jackalope.
É uma distribuição Linux muito fácil de usar, bem azeitada, cheia de programas e ótimos recursos nativos. Após a instalação, nem é necessário ter o CD de instalação de drivers ou programas - salvo em raros casos, o Ubuntu tem sempre tudo instaladinho e configuradinho.

É uma distribuição muito móvel, pode ser instalada em computadores de mesa, notebooks, netbooks e servidores. Todos com os mesmos programas e recursos.


As versões são atualizadas a cada seis meses, e você pode continuar com a mesma versão por 18 meses que a Canonical (empresa dona do Ubuntu) ainda vai lhe oferecer atualizações.

E o melhor: Tudo de graça. Não se cobra nenhum centavo pelo sistema ou atualizações. Se preferir usar outra versão do Ubuntu ou apenas atualizar, basta baixar a imagem de CD e gravar em um CD-R/W ou solicitar um CD pelo site e eles o entregam em sua casa, sem custo algum!

Quais são as novidades dessa versão?

Instalador:

O instalador (que já era fácil de usar), ficou ainda mais fácil. Todos os passos são descritos de maneira clara e objetiva. Qualquer usuário leigo pode se atrever a instalá-lo, sem sustos.

Photobucket

Notificações:

Sabe aquele antigo balãozinho que tinha no Ubuntu, igual ao do XP, que te notificava de atualizações e outros troços? Pois é, isso também mudou, e ficou muito bom. Vejam só que interessante:
Photobucket

A Canonical até liberou um videozinho que simula as notificações, assista ele aqui.

Atualizações:

Os programas livres estão todos atualizados. Isso significa que, logo após a instalação, as versões mais recentes do Gnome, Firefox, OpenOffice e outros programas já estarão instaladas.

Tempo de boot (muito) reduzido:

Se você preferir usar o ext4 (sistema de arquivos) para gravar o Ubuntu, terá grandes surpresas. Um boot extremamente rápido e com muito menos erros! Testamos esse sistema num PC com Pentium Dual Core (3,2 GHz) 512 de memória e HD de 80 GB em uma porta SATA. O tempo de boot (após a inicialização do Grub) foi de 7 segundos!

Outras novidades exclusivas:
> Suporte à múltiplos monitores melhorado.
> Suporte melhorado para as placas gráficas mais recentes.
> Novo kernel (2.6.28-11)
> Nova tela de boot (tela de seleção de usuário)
> Novo papel de parede.
> Computação em nuvens. (Eucalyptus, similar ao Azure da Microsoft)
> Suporte nativo as conexões de e-mail.

E outras novidades...

E se eu já estiver com uma versão do Ubuntu instalada... terei de formatar meu disco rígido para atualizar?

Não necessariamente. Você pode fazer as atualizações a partir do Ubuntu 8.04 ou 8.10. Basta abrir um terminal e digitar $ update-manager -d -c. Só isso!

Ansioso para usar! Faça os downloads no final do artigo e use esse sistema operacional ao melhor estilo!
Downloads relacionados
(Clique nos links em vermelho para iniciar os downloads)

Empresa: Canonical
Licença: Gratuito
Tamanho: 700 MB

Nenhum comentário