Chegou a hora de formatar?

Share:
Será que agora é a hora de formatar seu computador? Será que essa é a única saída? Há outras soluções?

Muitos técnicos indicam a formatação em caso de erros de sistema. Basta uma única tela azul e ele diz: "Vamos ter que levar seu computador e formatar". O preço? Uma facada. Mas será que um erro já é uma razão para formatação?


O que a formatação faz?
Quando um disco rígido é formatado (usando a formatação padrão), ele é preparado para receber novos dados do novo sistema operacional. Um novo sistema de arquivos é gravado. A formatação apaga todos os dados da sua máquina, incluindo o antigo sistema operacional, fazendo você perder seus arquivos, por isso é muito importante que você salve seus dados pessoais antes de formatar.

Por que os técnicos recomendam a formatação com tanta ênfase?
Durante a formatação, os dados de todo o disco rígido são apagados. O sistema operacional também. Isso quer dizer que todos os programas, dados e configurações são apagados e regravados de acordo com sua instalação. O que quer dizer que toda a configuração errada também será apagada e regravada corretamente. Como nem sempre é fácil descobrir problemas de configuração, a formatação é altamente recomendada por vários técnicos.

Os problemas mais comuns que levam á formatação:
  • Travamentos e instabilidades do sistema operacional;
  • Grande espera no carregamento de software;
  • Corrompimento de arquivos de sistema;
  • Uso ilegal ou ataques de vírus;
Esses problemas podem ser resolvidos sem necessidade de formatação?
Na maioria dos casos, uma manutenção corretiva pode resolver o problema sem a necessidade de formatação. São coisas que você mesmo pode tentar. Mas caso o problema não seja resolvido, é hora de formatar.

Resolvendo os problemas:

Travamentos e instabilidades do sistema operacional.
Um antigo tutorial foi escrito nesse site de modo a solucionar esse tipo de problema. Clique aqui e o leia.

Grande espera no carregamento de software.
No mesmo tutorial, há programas que fazem uma limpeza e desfragmentação. Clique aqui para ler.

Corrompimento de arquivos de sistema.
Ás vezes você instala um novo programa ou dispositivo e o Windows sequer liga ou mostra uma tela azul de erro. Há três métodos que podem resolver o problema. Siga as etapas abaixo.

1º. Usando a Restauração do Sistema (Mesclado com Modo de segurança) (Apenas para usuários do Windows ME/2000/XP/Vista/7):
  • Antes de o Windows carregar, aperte F8.
  • Selecione modo seguro.
  • Após o sistema carregar, feche a janela e inicial e entre na Restauração do Sistema (Iniciar > [Todos os] programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema)
  • Siga as instruções na tela.
2.º Usando o Modo de segurança

Para usuários do Windows:
  • Antes de o Windows carregar, aperte F8.
  • Selecione "modo seguro" ou "modo de segurança".
  • Espere o carregamento do sistema e desinstale qualquer programa ou reinstale os drivers do dispositivo que você instalou recentemente.
  • Reinicie o computador.
Para usuários do Ubuntu:
  • Após o carregamento do Grub, selecione o recovery mode. Ou então, use um kernel diferente (disponível para 8.04 e 8.10).
  • Após o carregamento do sistema, dê uma olhada nos pacotes recém-instalados (use o Synaptic) e os drivers de dispositivo.
Caso isso não funcione, você pode tentar reparar os arquivos de sistema. Mas para isso você precisa do CD de instalação. Se tiver, coloque-o na unidade e inicie o computador, seguindo as instruções na tela para reparar seu sistema.

Ataque de vírus:
No mesmo tutorial de antes, você acha opções excelentes de programas anti-vírus para baixar. Clique aqui para ler o artigo.
Photobucket

É claro que certos problemas dão muita dor de cabeça e no bolso. Mas você pode tentar usar soluções ao seu alcanlce. Se não funcionar, o jeito é formatar.

3 comentários:

  1. Eu não consigo formatar mais o meu Vista não se porque...
    Alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. BOM , COM CERTEZA É ALGUM PROBLEMA NA BIOS DO COMPUTADOR OU ALGUMA PEÇA Q ESTEJA SOLTA

    ResponderExcluir
  3. dá uma olhada no cd de instalação e vê se ta tudo bem com ele, outra coisa meu amigo o windows 7 tá aí muito melhor que o vista e porque não dizer melhor que todas as versões anteriores do windows. confuração no setup dá uma olhada.

    ResponderExcluir