Qual é o melhor sistema operacional? (Parte 2)

Share:
O sistema operacional da Microsoft é excelente, e tem uma longa estrada. Porém, ainda assim "anda em buracos" na estrada da informática. Será que o Linux se supera?


Vantagens do "pinguim":

1-Aplicativos é o que não faltam. Os aplicativos que já vem com o Linux atendem a todas as nossas necessidades. Podemos comparar programinhas como o Wordpad e o Paint com o excelente pacote de escritório BrOffice.org?

2-Seguro. Nada de vírus e malware. Nem precisa de anti-vírus. Por isso pode ser usado em desktops, notebooks e até em servidores, com confiabilidade máxima.

3-Liberdade em multimídia. Você faz o que quer com seus arquivos de áudio e vídeo. DRM? Controles autorais? Isso não entra no Linux.

4-Suporte global. No Windows a gente aperta F1 e tem algumas poucas dicas sobre o problema que estamos procurando. No Linux, você acessa os fórums e eles te indicam desde o site que você precisa até como fazer a limpeza do sistema após a instalação de programas. E tudo isso grátis: nada de técnicos. Mas se você quiser um técnico, há centenas que já trabalham com o Linux.

5-Opções máximas em personalização. Muitos amaram as transparências e os efeitos 3D do Windows Vista, mas essas existem nativamente no Linux há várias edições. E se você não gostou da interface gráfica, há sempre muitas opções para escolher.

6-Crpitografia? Completamente gratuita. No Windows, você pode pagar para ter seu HD criptografado. Para não pagar nada, compre a versão Ultimate do Vista. Já no Linux, isso é gratuito. Isso já existe desde o kernel 2.6.

7-Quer programar? 71% dos desenvolvedores usam código livre no mundo. Ou seja, você pode confiar no Linux para começar a programar. O GCC ajuda.

8-Código-fonte aberto. Para ver como é o "esqueleto" do Linux, basta examinar o código-fonte para ver como funciona. A maioria dos aplicativos tem esse recurso, e somente agora os Windows-sistas entusiasmaram-se com isso.

9-Linuxistas tem mais conhecimentos. E não é a toa. Hoje, os Windows-sistas instalam um programa em um método conhecido como "Next, Next, Finish" (Avançar, Avançar, Concluir). O que de início é uma vantagem, acaba sendo um "tiro no pé", pois o usuário não aprende nada com isso. Já no Linux, editar códigos e copilar programas é algo cotidiano, e os Linuxistas tiram de letra. Já os usuários do Windows e Mac raramente se atrevem a fazer isso.

10-É grátis! Compre o Windows Vista e o Office. Quanto pagará por isso? Em torno de 900 a 1000 reais. Instale o Ubuntu e o OpenOffice. Quanto pagará por isso? Absolutamente nada. E além do mais, se todos usassem Linux, não haveria pirataria.

Conheça algumas das mais famosas distribuições Linux clicando nas imagens abaixo (As imagens o levarão a página oficial de cada distribuição.):


Escolha a melhor para seu gosto e baixe!

Nenhum comentário