Dicas para melhorar a velocidade do Firefox!

Share:

Não é a toa que o Firefox é o segundo navegador mais utilizado no mundo. E o navegador padrão para os Linuxistas, blogueiros e todos aqueles que querem fugir da barra pesada do Internet Explorer, que vive num mundo de imcompatibilidades e travamentos.


Após analisar alguns gráficos, pude notar: 29% dos usuários que acessam esse blog são utilitários do Firefox. E não é a toa. Pergunte a qualquer usuário do Firefox por que ele usa esse navegador, e você obterá respostas bastante completas.


Mas o Firefox tem alguns problemas, inclusive na velocidade de abertura (é lento) , e a ocupação feroz da memória RAM. Leia o artigo e descubra alguns macetes para otimizar esse ótimo navegador!

1º. Aumentar a velocidade do navegador.
Há um plug-in muito eficaz para o navegador, ele realmente deixa o navegador com um desempenho muito superior, é o
FasterFox. Basta clicar nesse link com o navegador Firefox aberto. Depois disso ele instalará e reiniciará automaticamente.

2º. Limitar o uso de memória RAM pelo Firefox.
O Firefox "abocanha" boa parte da sua memória RAM, o que traz queda no desempenho. E você tem a opção de controlar como o navegador usa a memória. Basta digitar "about:config" na barra de endereços, buscar a entrada "browser.cache.disk.capacity", e mudar a quantidade exibida. Não coloque valores em menos de 5000.

3º. Quando o Firefox está minimizado, use o disco rígido.
Novamente, vá ao “about-config” e clicando com o botão direito, escolha ‘Nova opção’ > ‘Boolean’. Dê o nome de “config.trim_on_minimize” e ajuste o valor para TRUE. Reinicie o Firefox, então. Isso fará com que o Firefox use a memória do disco rígido para guardar os dados enquanto ele estiver minimizado, voltando a usar a memória RAM quando a janela estiver ativa.


4º. Utilize o K-Meleon!
Mas, e se o seu problema for o seu computador? O Firefox pode ficar pesado. Então, apele para o K-Meleon. Ele usa os mesmos mecanismos do Firefox, ou seja, a navegação é quase idêntica.
Baixe no fim do artigo.

Para mexer com mais configurações do Firefox, experimente digitar "about:config" na barra de endereços para usar mais opções avançadas.

E abaixo, temos os links oficiais do Mozilla para quem precisar incrementar seu navegador com temas e plug-ins:



O Firefox está melhor a cada edição, e promete ser um ótimo navegador. Se você usa outro navegador, o que acha de experimentar esse? Com certeza não vai se arrepender!

Downloads relacionados
(Clique nos links para fazer os downloads)

K-Meleon 1.5.2 (baixe a versão mais recente no site oficial)
Empresa: k-meleon.org
Licença: Gratuito.
Sistema: Windows 98/ME/2000/XP/7

3 comentários:

  1. vlw em você ajudo muito !!! boas dicas

    ResponderExcluir
  2. eu so to usando o chrome pq o meu firefox fica travando toda hora
    dai enche o saco e eu baxei o chrome
    pelo enos nao trava tanto

    ResponderExcluir
  3. Carlos Eduardo Barbosa19 de set. de 2013, 19:34:00

    dá uma olhada neste site------------->http://www.criminalcafe.com/showthread.php?7864-Tutorial-Firefox-velocidade-m%E1xima!

    ResponderExcluir