Carro que dirige sozinho, um sonho possível

Share:

A companhia de carros elétricos Tesla Motors está trabalhando para produzir um carro capaz de funcionar no “piloto automático”, a previsão de lançamento é nos próximos três anos. Muito antes do tempo previsto pela Nissan, que anunciou no mês passado que começaria a vender os automóveis autônomos em 2020. Com esta notícia, são três empresas concorrendo ao pódio de inventoras do carro com piloto automático: Tesla, Nissan e Google.

A Tesla Motors espera conseguir que 90% do carro seja controlado por um computador central, disse o CEO da empresa, Elon Musk, em entrevista ao jornal Financial Times. A empresa foi criada em 2003 em Palo Alto na Califórnia e desde então tem colecionado vitórias, atualmente o seu carro Tesla Model S ganhou o prêmio de automóvel do ano pela revista americana Automobile Magazine.

Imagem: Reprodução/Internet


O carro com piloto automático da Tesla será desenvolvido com tecnologia própria, com engenheiros “da casa” e sem participação de nenhuma outra empresa. Frequentemente são abertas vagas para a equipe de desenvolvimento do carro. Uma delas foi a vaga de “Advanced Driver Assistance Systems Controls Engineer”, que será responsável por ajudar na automação completa do dispositivo. Para o apaixonado por carros e sócio da Dinamicar Pneus, Danilo Vasconcelos, a novidade vai abalar as estruturas do mundo automobilístico: “Muito se perde com tantos acidentes nas estradas, com o sistema de piloto automático, a sociedade vai enfim poder aproveitar o vento no rosto enquanto curte a paisagem de uma bela viagem de carro!” – se entusiasma.

Imagem: Reprodução/Internet


No topo dos obstáculos técnicos estão as leis (que não existem para este tipo de carro) e os riscos com a segurança, itens que serão ajustados assim que o automóvel estiver pronto para andar na estrada. E ainda, a indústria de seguros de carros não parece se mostrar apta a segurar estes carros até que a tecnologia seja comprovada. Muito embora, os carros automáticos estivessem livres de erros humanos e programados para obedecer as leis de trânsito, recursos que, sem dúvida, enriqueceriam ainda mais as seguradoras.

E você, também está ansioso pelo lançamento do carro autônomo?

Um comentário: