Distribuições Linux para carregar no seu pendrive, cartão de memória ou HD removível

Share:
Testamos algumas distribuições Linux bastante leves, estáveis e bonitas para você carregar no pendrive, para guardar seus arquivos e documentos, favoritos, histórico, imagens e tudo mais, em qualquer computador.
O Linux – ao contrário dos PC’s e Mac’s – pode ser inicializado através de praticamente qualquer aparelho – desde celulares até mainframes – e de qualquer dispositivo – desde um disco RAID até de um CD. E aproveitando essa oportunidade, muitos desenvolvedores incluiram opções para instalar uma distribuição Linux a partir de um pendrive – como se fosse um disco rígido, gravando e lendo seus arquivos em praticamente qualquer computador com entrada USB. Nada do seu disco rígido é alterado, e nenhum outro sistema operacional é afetado. Apenas o seu Linux de bolso será modificado. E se caso der algo errado, você apenas formata o pendrive e tudo fica bem.



Como iniciar o Linux a partir do pendrive? Após instalado, basta, durante a tela de inicialização, apertar F12 e selecionar “USB-HDD”. Ou ainda, aperte DEL, entre nas opções de boot e selecione algo como “USB Disk”.
Quais são as limitações? Quase nenhuma. Os únicos quesitos são: O computador ter entrada USB.
Apresentamos abaixo algumas das distribuições Linux mais “legais” para se colocar num pendrive. São distribuições leves e compatíveis com muitos padrões.
xPUD

Uma distribuição bonita, leve, com muitos recursos, muito fácil de usar, que carrega em menos de 20 segundos e toda em português – é isso o que o xPUD é. É uma distribuição destinada a usuários que usam o computador para coisas básicas – acessar a Internet, ler e-mails, ver fotos, ouvir músicas, criar textos e baixar arquivos. E pode definir configurações avançadas, como o acesso a rede Wi-Fi, entre outros. Como você vê, a distribuição é toda baseada em apenas 4 menus e coisas bem simples, porém estáveis e lindas de se ver. É uma versão perfeita para netbooks. Mesmo tendo apenas seis aplicativos padrão, você pode instalar mais, diretamente do site do xPUD. A instalação do xPUD tem apenas 50 MB.
A versão atual é a 0.9

O que você vai precisar?
> Um pendrive, cartão de memória ou HD removível de 128 MB ou mais.
> HP USB Disk Storage Format Tool (ferramenta para formatar pendrives).
> UNetbootin – programa que baixa a imagem e cria um carregador para o pendrive.
Como proceder:
1- Primeiramente insira seu pendrive na porta USB, e abra o HP USB Disk Storage Format Tool. Selecione-o na lista e clique em Format. Depois dê OK e feche a janela. (Lembre-se de formatar o pendrive como FAT32).
2- Logo após isso, abra o UNetbootin.

Selecione, no campo Distribuição (Distribution), xPUD. Depois, desmarque a opção “Exibir todos os drives” (“Show All Drives”). Isso evitará que o sistema instale o xPUD no seu disco rígido. Depois, clique em OK e aguarde até o processo terminar.
Download: http://www.xpud.org/download.en.html
Pronto! Seu Linux de bolso xPUD está pronto para ser usado, bastanto dar boot por ele.

Se você precisa de um Linux de bolso mais leve e com mais recursos, mas que não deixa a desejar na beleza, recomendo fortemente o NimbleX.
NimbleX

Para se ter uma noção de como o NimbleX é pequeno, segundo o seu desenvolvedor ele pode ser instalado num MiniCD! Possui muitos programas nativos, uma interface gráfica bastante interessante (padrão KDE, mas pode ser iniciado como Xfce e outros). Um Linux recomendado a quem exige um pouco mais de um utilizador comum, já que possui recursos de máquinas avançadas, como virtualização, emulação e FTP. Uma versão super leve, carrega em 128 MB de RAM e ocupará apenas 200 MB do seu pendrive!
E o melhor, você pode criar sua versão personalizada do NimbleX! Isso mesmo, você pode colocar os programas que quiser, retirar o que não quiser, escolher papéis de parede e baixar a imagem já prontinha para uso! Não perca essa oportunidade!
Download: http://www.nimblex.net/download
Para criar sua versão para o pendrive, você vai precisar de:
> Um pendrive, cartão de memória ou HD removível de 256 MB ou mais.
> HP USB Disk Storage Format Tool (ferramenta para formatar pendrives).
> Um CD-R vazio ou CD-RW limpo.

Como proceder?
A imagem baixada deve ser gravada no CD (velocidade máxima: 16x). Após isso, inicie seu computador pelo CD gravado e escolha o ícone “Install NimbleX”.
Agora, continue seguindo por esse tutorial. Está em inglês, mas caso tenha dificuldades me envie um e-mail: infosegredos@gmail.com

Gostou? Tentou fazer? Teve sucesso? Comente!

4 comentários:

  1. Cara muito bom trabalho!! tava até pensando em fazer alguns testes com alguma distro Linux no pendrive!!

    Vou dar uma lida melhor no tutorial e testar aqui em casa!!

    Parabens pelo post!!!

    ResponderExcluir
  2. O XPUD SHOW DE BOLA, DECTOU MINHA WIRELLES NA ORA, USO O HP MINI, SERIA BOM SE HOUVESSE UM INSTALADOR PARA O HD.......

    ResponderExcluir
  3. Não consegui baixar o Nimblex. Apesar de ter gostado bastante do Xpud. Tem algum outro modo de encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Marinaldo!

    Experimente baixá-lo aqui:
    http://www.nimblex.net/download

    Aqui tem um link direto:
    http://node3.nimblex.net/NimbleX-2010_Beta.iso

    Lembrete: O usuário padrão é root e a senha e toor.

    ResponderExcluir