Tipos de Monitor e Resolução de Tela

Share:
CRT e LCD

CRT? LCD? O que esses termos significam? São dois tipos de monitores disponíveis atualmente no mercado. O CRT ou tubo de raio catódico são mais largos e provavelmente você esteja já familiarizado com ele. Parecem televisões, são mais pesados e volumosos. Os monitores CRT são muito baratos e se você precisar de um monitor maior (de até 21 polegadas) é uma ótima opção. Para pessoas que não precisam de monitores grandes, recomendo os monitores LCD.

Os monitores LCD, também conhecidos como monitores de cristal líquido ou monitores de tela plana, são finos, leves e muito bonitos. Este é o ano dos monitores LCD—os preços caíram e a qualidade aumentou.



Os monitores LCD ocupam menos espaço, emitem menos radiação, são melhores para os olhos e possuem uma resolução melhor do que os monitores CRT. Os primeiros monitores LCD não eram muito bons para vídeos, pois sua tela não poderia atualizar rápido, resultando uma baixa qualidade em resolução de vídeo. No entanto, esses problemas não afetam mais as telas dos LCDs modernos. Eles ainda são mais caros que os CRTs, mas os monitores LCD são a onda do futuro, sem dúvida nenhuma. Um monitor CRT de alta qualidade ainda faz um bom trabalho. Mas veja os monitores LCDs. Seus olhos irão agradecer!
Tamanho do Monitor: Qual o Suficiente?

No mundo dos monitores de computador, maior é melhor, mas isso não é indispensável. Monitores de 15 polegadas são muito pequenos para alguns usos — você deveria ter um de 17 ou 19 polegadas. Monitores CRT de 21 polegadas são muito grandes, e em alguns casos, é melhor ter um segundo monitor. Os monitores CRT são sempre uma polegada menores do que você pensa: um típico monitor de 19 polegadas, geralmente tem 18 polegadas, pois o tubo de exibição está parcialmente escondido na caixa do monitor. Isso não é muito honesto. Os monitores LCD, por outro lado, são do tamanho que devem ser—um monitor LCD de 17 polegadas possui realmente 17 polegadas. Se você pode ter um monitor LCD, tenha um de 17 polegadas. Se você estiver comprando um monitor CRT, compre um de 19 polegadas. Eu sou tão impressionado com monitores LCD que sempre recomendo um de 15 polegadas do que um de 17 polegadas CRT—A diferença e apenas uma polegada e a qualidade de exibição do LCD é muito melhor para seus olhos.

Resolução da Tela

Muitos programas de edição de vídeo exigem uma resolução mínima de 800 x 600, assim como o Microsoft Windows XP, mas a interface será extremamente restrita a menos que você possua uma resolução 1024 x 768 ou superior. A resolução pode ser um pouco difícil de ser entendida, mas, vou explicar: quanto maior a resolução, mais pixels terá na tela. Os Pixels são pequenos pontos de luz que constroem as imagens que você vê na sua tela, mais ou menos como acontece com as células do corpo humano. Por exemplo, 800 x 600 significa que há 800 pixels na largura de seu monitor e 600 pixels verticais em seu monitor. Conforme a resolução aumenta, você tem mais pixels reunidos na mesma página, portanto os detalhes se tornam mais suaves e tudo fica menor.

De fato, algumas vezes a resolução é muito pequena! É importante que você coloque numa resolução que consiga enxergar com facilidade. Se você tiver um monitor de 19 polegadas, você deve ter uma resolução de 1280 x 1024 ou de 1152 x 864—talvez 1024 x 768 se o padrão for muito pequeno. Se você tiver uma excelente visão, você deve tentar 1600 x 1200. Quando trocar para monitores LCD, a decisão já será escolhida por você: Os LCDs já vem com a resolução padronizada. Um monitor LCD de 15 polegadas geralmente possui 1024 x 768 e um de 17 polegadas possui 1280 x 1024. Você pode alterar a resolução do monitor LCD, mas o resultado será mais manchado do que a resolução anterior.

Tenho visto a última tendência em monitores LCD, especialmente aqueles de laptops, onde a resolução é tão alta que é quase impossível de se ver. Por exemplo, um laptop novo que eu vi tinha tela de 15 polegadas com resolução de 1600 x 1200. Essa resolução ultra-alta faz com que tudo fique nítido, mas é difícil de enxergar. Se você se encontra numa situação como essa, altere a configuração de DPI (pontos por polegada) no Windows XP.

Para fazer isso:

1. Clique com botão direito na área de trabalho de seu computador e em seguida clique em Propriedades.
2. Na caixa de diálogo Exibir Propriedades, na guia Configurações, clique em Avançado.
3. Na guia Geral, altere a configuração de DPI de 96 DPI para 120 DPI.

O computador será reiniciado e quando o Windows abrir, você verá que a tela toda está maior e muito mais fácil de enxergar. Você perde um pouco da clareza visual ao fazer isso, mas ao menos você consegue enxergar sua tela.

Um comentário:

  1. Eu prefiro os CRTs. Não há nada melhor do que a exatidão do que você está vendo na tela. Mas se o espaço é pequeno ou você quer gastar menos com energia, use LCD.

    ResponderExcluir