Qual é a função desse componente? - Parte 4 - Fonte de alimentação

Share:
Sem ela, o computador é apenas uma caixa de metal. Sem vida. Com ela, tudo se tranforma. Veja como esse componente é vital no funcionamento de um computador.
Como todo aparelho eletrônico necessita de energia para funcionar, o computador também necessita. Mas o mesmo tipo de energia que entra no computador não é a mesma que chega aos componentes. Ela passa antes pela fonte de alimentação, que transforma a energia. Vejamos como isso ocorre.



A fonte de alimentação é uma caixa de metal com alguns componentes de plástico e uma pequena placa controladora. É exatamente onde você insere o cabo de energia que vem da rede elétrica.

Nota-se que ao lado do encaixe existe um ventilador. Ele serve, além de resfriar a fonte, retirar o ar quente de dentro do gabinete que entra pelas laterais e frente do gabinete. Verifique se esse ventilador joga ar para fora. Se ele sugar ar para dentro do gabinete, isso poderá superaquecê-lo e danificar vários componentes.
Acima do conector de energia, existe o seletor de voltagem (comum em vários aparelhos elétricos). Portanto, antes de ligar na tomada, verifique se a voltagem é compatível com a fonte (115 ou 220 volts).
Por dentro, a fonte de alimentação é bastante simples, tendo algumas bobinas, dissipadores, e controladores simples. Mas isso já basta para que o próprio sistema operacional controle completamente a fonte, embora ela seja um componente bem rústico. Uma corrente de 5 volts fica responsável por saber quando deve-se ligar ou desligar o computador (ou seja, quando se pressiona o botão ou clica-se em "Desligar" no computador). Essa voltagem funciona mesmo com o computador desligado.
As fontes atuais transformar 115 ou 220 volts em seis tipos de voltagens:
  • 3,3 volts: Alguns circuitos integrados.
  • 5 volts: Processadores e módulos de memória.
  • - 5 volts: Mouse, teclado e periféricos similares.
  • 12 volts: Unidades de disco (disco rígidos e unidades de CD/DVD)
  • - 12 volts: Barramentos (PCI e ISA)
  • 5 volts VSB: Usada para método de detecção se o botão de liga/desliga foi pressionado ou se o comando de Desligar foi dado pelo sistema operacional.
Existem dois tipos de padrões de fontes: As fontes AT e fontes ATX. Fontes AT só podem ser usadas com placas-mãe AT e gabinetes AT para terem um funcionamento adequado. Essas fontes precisavam de que o usuário apertasse o botão para desligar o computador e tinham um erro grave: Se os conectores fossem montados ao contrário na placa-mãe, ela receberia um curto circuito e queimaria. Por isso se requer atenção redobrada ao trabalhar com essas fontes.
Fontes ATX são fontes usadas em computadores e placas-mãe mais novos. O desligamento é feito a partir do sistema operacional e o conector era montado de modo que não pudesse ser ligado invertido. Ou seja, o risco de curto circuito era muito menor.
Ambas as fontes suportavam a opção de Gerenciamento Avançado de Energia.

Quando se compra uma fonte, deve-se avaliar sua potência real. Quanto mais watts, melhor é. Porém, algumas fabricantes estampam uma potência em suas fontes, mas a potência real é bem mais baixa, o que pode danificar componentes. Por isso, antes de comprar uma fonte, fique atento às fabricantes e também aos testes feitos por revistas e sites idôneos.
Dificilmente você achará fontes AT a venda, elas eram usadas em computadores mais antigos. Fontes AT de 500 W podem ser encontradas numa faixa de R$ 120 a R$ 200 em modelos mais básicos, porém modelos excelentes.
Nessa era, sem energia, nada funciona. Vimos muita coisa sobre alguns componentes, mas quem será que os controla? Quem permite que eles funcionem? Acompanhe a próxima parte e você saberá.
Veja todas as outras partes da série de artigos.

5 comentários:

  1. Gostei do post me ajudou muito vlw

    ResponderExcluir
  2. nossa!eu tinha que apresentar um trabalho na escola sobre a fonte e realmente vocês foram d++++ e me ajudaram muito.....valeu por existirem!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. oi, obrigada por tudo, tive um trabalho sobre fontes de alimentação e vocês me ajudaram bastante, valeu, fuiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. envia-me um trabalho sobre as fontes de alimentação sff

    ResponderExcluir
  5. mais rapido possivel!!!!!ta

    ResponderExcluir