Autor: Rodrigo Justi 10/06/09

Esse tutorial ensinará como criar um Linux no pendrive e ainda continuar usando seu pendrive no Windows para guardar dados.
Nota: Gostaria de deixar bem claro a todos que não estou incentivando ninguém a mudar de sistema operacional. Esse Linux rodará somente a partir do pendrive, não altera nenhuma propriedade do Windows nem seus arquivos de configuração. É como se fosse um "Linux de bolso", onde poderão ficar armazenadas todas as suas informações (papel de parede, documentos, senhas, navegadores, programas, tudo. Você pode ter um Windows no PC, e quando quiser, poderá usar seu Linux de bolso, sem problemas.


Tudo o que você vai precisar:
Imagem do Xubuntu 8.10:
ftp://ftp.free.fr/mirrors/ftp.xubuntu.com/releases/8.10/release/xubuntu-8.10-desktop-i386.iso
HP USB Disk Storage Format Tool: http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=197
Um CD-R ou CD-RW vazio.
Um pendrive de no mínimo 2 GB, se você vai querer usá-lo apenas com o Linux. Para usá-lo com os dois sistemas, tenha em mãos um de 4 GB ou maior.

1.º passo: Escolhendo a distribuição.
Você poderá escolher qualquer distribuição que desejar. Porém, como o pendrive funcionará como um disco rígido, ele terá um tempo de acesso menor que o disco rígido. Se você instalar Ubuntu, Mandriva, Fedora ou Debian, eles ficarão pesados e não funcionarão em todos os computadores. Por isso recomendo distribuições mais leves. No nosso caso, gostaria de usar o Xubuntu, pois usa um ambiente bem leve e é o mais fácil de usar, por se originar do Ubuntu. Mas se você quiser, poderá usar qualquer distribuição, fica a seu critério.
Para baixar o Xubuntu, clique no link nº. 1, na seção "Tudo o que você vai precisar" (589,5 MB):
Atenção: Não use aceleradores de downloads. Pois isso poderá acarretar erros de mal funcionamento.

2.º passo: Gravando o CD
Você baixará uma imagem de CD. Para aprender a gravar uma imagem de CD,
clique aqui.
Você poderá gravar em CD-R e CD-RW, e poderá usar qualquer programa de gravação que suporte gravação de ISO.
Tá bem fácil, né? Vai continuar assim!


3.º passo: Preparando o pendrive.
Primeiramente, você terá que formatar seu pendrive. Mas o Windows não faz isso corretamente. Como corrigir isso? Com o HP USB Disk Storage Format Tool. Baixe-o no ínicio do tutorial.
Retire todos os seus dados e formate o pendrive. Por enquanto, mantenha-o vazio.


4.º passo: Desconectando seus discos rígidos
Para minimizar erros, desligue seu computador, abra o gabinete e retire os cabos dos HDs, deixando apenas ligada a unidade de CD/DVD. Pode-se também, ao invés de abrir o gabinete, modificar a BIOS para não reconhecer os HDs. Para isso, na seção de Hard Disks, coloque seus HDs como None ou Not Installed. Deixe somente o CD/DVD ligado.
Você também pode mantê-los ligados, mas deverá prestar atenção na hora do particionamento que veremos adiante.


5.º passo: Instalando o Xubuntu no pendrive
Verifique se o pendrive está conectado ao PC.
Feito tudo isso, chegou a hora importante: a instalação. Organize sua BIOS para dar boot pelo CD. Para aprender a fazer isso, Clique aqui, em
Dando boot pelo CD.
O sistema dará boot pelo CD, selecione Português do Brasil e tecle "Instalar Xubuntu"
O sistema se iniciará.
Fará perguntas sobre o seu idioma, teclado, fuso horário, e talz, vai estar tudo no jeito, é só ir avançando, avançando...
até...
o passo Preparar espaço em disco.
Se você vai usar todo o pendrive no Linux, - então seu pendrive tem pouco espaço em disco - clique em "Assistido - usar disco inteiro" e clique em Avançar. No tutorial, passe para o 6.º passo.
Se você quer continuar usando seu pendrive para guardar arquivos e usar com o Linux de bolso - isso quer dizer que seu pendrive é maior que 4 GB - então clique em "Manual" e avance.
É bem fácil, não se preocupe:
Você vai ver seu disco todo em azul.
Clique nele e clique em "Nova partição"
A primeira partição será a FAT32. Essa partição será para guardar os dados no Windows. Selecione o tamanho da unidade em MB no campo desejado, sistema de arquivos FAT32 e ponto de montagem, deixe em branco. Partição primária.
Agora, crie uma nova unidade, de 512 MB. Será a partição swap. usada para troca de arquivos. Tipo primária e sistema de arquivos swap.
Por último, a partição do Xubuntu. Também primária, só que o será criada no final do disco - então selecione Fim. Tamanho? O resto de espaço que ainda tiver no pendrive. Sistema de arquivos? Ext2. Ponto de montagem? /. Clique em criar e para formatar, marque a caixa de seleção onde você criou a partição para o Xubuntu. Tu verás teu pendrive todo colorido na tela. Veja se está certinho, deixe selecionada a partição onde será instalado o Xubuntu e avance. E por último Avance denovo.
Agora aguarde. Vai demorar de 20 a 40 min.
Após instalado, reinicie a máquina e retire o CD da unidade.


6.º passo: Finalizando
Reconecte seus HDs denovo ou coloque os valores na BIOS como estava antes. Se não sabe como fazer, apenas entre na BIOS e tecle F7 e depois F10, aperte Y e Enter.
Aproveita que está na BIOS e configure o PC para dar boot da seguinte maneira
HDD-USB ou HDD-ZIP.
CD-ROM
IDE0 ou Hard Disk
O Xubuntu dará o boot pelo pendrive.
Se ele der boot pelo pendrive, você conseguiu!
Agora é só instalar os programas que quiser no seu Linux de bolso. Para usar novamente seu antigo sistema operacional, basta não colocar seu pendrive no PC durante a inicialização do sistema. Para usar o Linux de bolso, basta inserí-lo antes de ligar o micro.

Pronto.

{ 6 comentários.... read them below or Comment }

  1. bom tutorial vou testar para ver se dar certo, pelo jeito se der certo eu aviso.
    paulo

    ResponderExcluir
  2. link quebrado...:(

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,gostaria de saber se dá pra fazer atualizações tbm?

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    Pode sim, o sistema funcionará da mesma maneira como um sistema operacional completo, inclusive com atualizações e instalação de programas, só que portátil. :)

    ResponderExcluir
  5. Bom amigos!
    Não recomendo esse processo pois o sistema de arquivos dos linux sob uso constante de leitura gravação em uma memoria flash corre o risco de perder seu chaveiro.
    Recomendo o uso do Slax OS ele é muito mais prático do que a instalação direta no pen, no seu caso é so copiar o seu conteudo e instalar o boot e pronto, e ainda conta com toda a funcionalidade do linux, os seus pacotes de instalação são modulados
    pacotes de programas (basta colocar na pasta modulo e pronto) ao coorer a pen o modulo irá se instalar automaticamente
    para pen ainda não achei outro melhor....
    vlw galera!

    ResponderExcluir

- Copyright © Segredos da Informática - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -