Fazendo uma limpeza no seu computador

Share:
Muitas vezes seu computador fica cheio de arquivos que você não precisa mais, deixando seu sistema muito lento. Veja nesse artigo o que fazer para deixá-lo mais veloz e limpo.
Rastros de navegação, páginas da Internet pré-carregadas, muitos arquivos temporários e desnecessários, componentes e programas nunca usados - tudo isso atrapalha num desempenho de um computador. Além do mais, seu disco rígido fica cheio de coisas que você nunca usa, e sempre quis liberar o uso para novos arquivos e programas. Vamos analisar o que fazer para eliminar esses arquivos e programas poucos usados.



1 - Excluindo arquivos desnecessários.
Você pode usar qualquer ferramenta para excluir arquivos desnecessários, mas a melhor ferramenta do ramo com certeza é o CCleaner. Incluí um vídeo tutorial para você mesmo efetuar a limpeza no seu computador.




Viu como é simples? Com um só programa, você excluiu arquivos inúteis e de quebra removeu arquivos que iniciam junto com o Windows e ainda por cima limpou o registro!


2 - Desinstalando programas pouco utilizados.
Tem uma penca de programas instalados em seu computador e não sabe nem por onde começar? Vá ao Adicionar ou Remover Programas. Ele é um centro de programas instalados em seu computador. Se você usa apenas alguns programas ou poucos recursos dos programas, você pode modificá-los para ocuparem menos espaço em disco ou removê-los de uma só vez. Mas, e se você tiver um programa que usa apenas de vez em quando e não quer ficar baixando toda vez para poder usá-lo? Guarde apenas o arquivo de instalação junto com você e instale-o quando precisar utilizá-lo. Ou ainda conheça novas alternativas.
Você pode acessar o Adicionar ou Remover programas pelo menu Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou remover programas. Daí basta escolher o programa a ser desinstalado e desinstalá-lo. Nunca remova programas que você sequer instalou, já que muitos deles podem ser componentes do Windows essenciais para o funcionamento do sistema e de outros programas.
3 - Desinstalando componentes do Windows desnecessários.
Muitos componentes do Windows são instalados por padrão para uma utilização inicial do sistema, mas logo você instala programas alternativos a eles. Então eles ficam somente ocupando espaço em disco. No mesmo Adicionar ou Remover programas, basta clicar no botão Adicionar ou remover componentes do Windows. Veja os componentes que você pode remover:
> Jogos (a não ser que você os usa).
> Ferramentas de gerenciamento e monitoramento;
> MSN Explorer;
> Outlook Express;
> Serviço de indexação;
> Serviços de fax;
> Windows Messenger.

(Lembre-se de que para reinstalá-los novamente, será necessário que você tenha o CD de instalação do Windows XP, portanto faça sempre com atenção.)
Depois de tudo isso seu computador estará um pouco mais rápido e ágil. Para fazer uma limpeza completa, incluindo anti-vírus e desfragmentação, acesse o artigo: O Windows está lento, trava demais ou demora para carregar, artigo que se encontra nesse mesmo blog.
Se você tem uma outra forma de agilizar o desempenho de sua máquina e retirar inutilidades, não deixe de comentar.

11 comentários:

  1. Eu já uso o Ccleaner, mas toda
    vez que faço uma limpeza, ela
    leva junto todos os meus
    emoticons personalizados, como
    faço pra ele deixar os coitados
    dos bonecos lá??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nardo. Para não remover os emoticons é bem simples, basta deixar desmarcada a subopção "Windows Live Messenger" da opção "Internet", debaixo da aba Programas, no botão Limpeza.

    Veja uma foto da tela:
    http://xs140.xs.to/xs140/09251/imagem919.jpg

    Depois faça a limpeza numa boa.

    Você não deixou seu perfil, espero que veja a mensagem

    ResponderExcluir
  3. Vi sim, Rodrigo, muito obrigado
    pela dica, realmente eles continuam lá. Segui tudo direitinho,
    só quero saber agora onde foram
    parar o volume (ao lado do relógio)
    e os jogos, juro que não os excluí. rsrs =x

    ResponderExcluir
  4. O volume, para ativá-lo vá no Painel de Controle, clique em Sons e dispositivos de áudio e marque a caixa: "Colocar ícone de volume na barra de tarefas". Quanto aos jogos, isso fica dificil, mas o CCleaner ainda não consegue removê-los... hehe.

    ResponderExcluir
  5. Ah, valeu Rodrigo, vi o negócio
    aqui. Hehe! Não sei como deixa o
    perfil, aliás, eu tenho? rsrs Abs.

    ResponderExcluir
  6. Só precisa deixar seu e-mail no corpo da mensagem para retornarmos contato com você ou clicar em Nome/URL e deixar seu nome e perfil do Orkut, Facebook, YouTube, Twitter ou outros.

    ResponderExcluir
  7. É esse: mrcofcof@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Valeu ae mesmo em,
    se não fosse isso eu teria de formatar o pc ^^
    vou tstar mas obrigadãoooooooooooo ae
    ;D(:

    ResponderExcluir
  9. Eu gostava muito desse programa mas agora prefito advanced system care

    ResponderExcluir
  10. Todos os programas acima citados são grauitos.

    ResponderExcluir