O que fazer quando o Windows travar?

Share:
Ás vezes, erros do Windows, problemas em programas e dispositivos fazem com que o sistema operacional trave do nada, parecendo que teve um "desmaio". Nesse artigo, entenda como prestar os primeiros-socorros a um PC nessa situação.

Seja quando acrescentamos um novo dispositivo, um novo programa ou apenas conectamos nosso pendrive - O Windows trava. Não só por essas, mas também por outras razões. O que podemos fazer?


Primeiro passo: Observando o computador.
Fique atento aos seguintes sinais:

1-O mouse se mexe na tela?

2-Os LEDs (luzinhas) do teclado (NumLock, Caps Lock e Scroll Lock), se acendem e apagam conforme estão sendo acionadas?

3- O LED do disco rígido (uma luz piscante, na frente de seu gabinete (CPU) que indica o funcionamento do disco rígido) ainda pisca?

Se você respondeu Sim a uma das três perguntas acima, isso quer dizer que seu computador ainda não travou por completo. Então tente teclar Ctrl+Alt+Del. Se isso abrir o Gerenciador de tarefas, tente finalizar o programa que estiver de status "Não respondendo". Isso pode resolver o problema. Ou ainda tente finalizar o processo do programa (Recomendado a apenas usuários avançados).


Se o mouse não se mover na tela, os LEDs do teclado não acenderem ou a luz de funcionamento do disco rígido não estiver piscando, seu Windows travou de vez.

Segundo passo: Desligando seu computador na marra

AVISO: Essa etapa pode danificar seu computador de acordo com a frequência realizada. Não repita esse processo muitas vezes.

Caso os passos acima não tenham sucesso, você precisa tentar desligar seu computador a força. Para isso, localize o botão "Reset" localizado na frente do gabinete. Geralmente os gabinetes possuem dois botões, um deles "liga" o computador e o outro "reseta". Esse botão, por ser muitas vezes utilizado de maneira incorreta, foi retirado dos gabinetes mais modernos, onde esses tem apenas um botão. Nesses gabinetes, é possível desligar o computador em casos de travamento apertando o botão de "ligar" por 4 segundos.

Localizado o botão "Reset" (ou "Liga"), aperte-o uma vez. (No caso dos gabinetes com só um botão, aperte-o durante 4 segundos ou até que a máquina desligue, aguarde 10 segundos e o religue).

Por que isso não deve ser repetido muitas vezes? Imagine uma TV. Se ela for desligada diretamente pela tomada por muitas vezes, logo logo ela vai apresentar defeitos. O mesmo acontece com o ato de "resetar": Isso corta bruscamente a energia do computador. Ou seja, todos os arquivos editados no momento e dados do sistema não gravados serão perdidos. Além disso, os drivers de dispositivo poderão ser corrompidos.

Passo 3: Identificando o problema.
Não basta voltar a habitualidade normal; seu computador tem um problema e necessita de sua atenção. Procure localizar o problema.

Novos dispositivos instalados: Recentemente adicionou ou removeu algum dispositivo, placa ou componente de seu gabinete? Se isso ocorreu, verifique se os drivers estão bem instalados e se os programas controladores estão configurados corretamente.

Novos programas instalados: Instalou devidamente programas? Já estão configurados? Não é necessário reiniciar o computador toda vez que instala um programa (a não ser quando solicitado).

Memória: Ás vezes, isso pode estar acontecendo quando você tenta executar um programa que seu computador não suporta por falta de memória RAM. Ele tenta executar o programa mas trava por falta de recursos. Se toda a vez em que você tenta iniciar o programa e ele trava, ou ainda ele está habilitado para iniciar junto com o sistema e trava na inicialização, e se você já o tentou reinstalar o programa várias vezes, pode ser por falta ou falha de memória RAM.

Processador (CPU): Isso também ocorre por falta de capacidade ou superaquecimento do processador. Se toda a vez que você tenta iniciar um programa e o Windows trava, e se o programa for conhecido como um programa "pesado", ele pode estar exigindo recursos que seu processador não possui, e dai trava. Ou ainda, seu computador pode estar com problemas de superaquecimento.

Disco rígido (HD): Disco rígido com defeito ou muito fragmentado podem fazer com que problemas assim ocorram.

Programas maliciosos (vírus): Sua máquina está infectada ou recentemente foi alvo de ataques de programas maliciosos? Vírus podem fazer isso com uma máquina: deixá-la em travamentos pequenos ou travá-la completamente.

Passo 4: Corrigindo o problema.
Após o problema identificado, tente os próximos passos.

1 - Entrando no modo de segurança.
Modo de segurança é um modo especial de o Windows ser carregado. Nesse processo, dispositivos como som, rede e alguns outros não são iniciados, visando corrigir problemas com dispositivos. Para fazer isso, após a tela principal de boot, aperte F8 várias vezes. Uma tela parecida com essa irá aparecer. Selecione "modo seguro" (se precisar de acesso limitado à rede ou internet, selecione "modo seguro com rede". O "modo seguro com prompt de comando" é apenas para aqueles que tem experiência com MS-DOS):

Após a inicialização, aperte [WinKey] + Pause. Vá na aba Hardware e clique em Gerenciador de dispositivos. Verifique se há algum dispositivo com problema (geralmente em amarelo ou vermelho), e tente resolver o problema, reinstalando seu programa controlador ou buscando drivers compatíveis. Tente remover quaisquer programas que tenham sido adicionados recentemente e desfragmente o disco rígido. Aproveite e verifique seu computador por vírus, usando um software antivírus conceituado.

2 - Restaurando o sistema:
Caso isso não funcione, tente usar a restauração do sistema. Para isso, vá em Iniciar > Todos os programas (ou Programas) > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema. Siga os passos descritos na tela e os leia com bastante atenção.

Caso os passos acima não tenham resultados evidentes, fica claro que é preciso chamar um técnico. É melhor gastar um pouco agora e evitar dores de cabeça.

Erros do sistema e travamentos são coisas que ninguém espera, mas uma hora ou outra acontece com todos. É sempre importante se preocupar com a saúde de seu sistema, seu dados estão nele!

3 comentários:

  1. meu noot e windws 8 ele esta bloqueando wiii fiiioque faze

    ResponderExcluir
  2. AMAZING! I Just got myself 3620 Free Riot Points for League of Legends at www.riotgenerator.com Check it out it really works!

    ResponderExcluir