O Windows está muito lento, trava demais ou demora para carregar. O que fazer?

Share:
É algo que irrita a maioria dos usuários domésticos: a lentidão. Quando você acabou de mandar formatar o disco rígido, seu micro fica uma "bala", parece até um micro novo. Porém com o tempo, depois de vários usos, ele começa a ficar lento, mostra mensagens de erro e logo logo começa a travar, reiniciar sozinho ou demorar demais para fazer tarefas simples.

Na matéria, iremos mostrar o que pode causar esses erros de sistema e o que pode ser feito a fim de eliminá-los. São erros que acontecem e, na maioria dos casos, essas medidas por si só bastam para otimizar o sistema.


Abaixo se segue uma lista com os seis problemas mais comuns e como enfrentá-los, tudo isso usando soluções gratuitas! Siga em frente e leia a matéria!

1º. Disco rígido fragmentado.
Quando o disco rígido está muito lento e demora para carregar os programas salvos ou o próprio Windows, pode ser um sinal de que o disco esteja muito fragmentado.

O que é a fragmentação de disco? A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são constantemente modificados periodicamente, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".



Há vários programas que desfragmentam e otimizam seu disco rígido, e com certeza um dos mais rápidos, eficientes e fáceis de usar (além de ser gratuito) é o Auslogics Disk Defrag. Basta indicar qual partição (unidade de disco) você deseja desfragmentar e avançar, no final será exibido um relatório para você verificar quanto seu disco foi otimizado.

O Windows inclui um desfragmentador de disco, porém esse é bem lento e ineficaz.

2º. Disco rígido ou Registro muito "sujo"
Como assim "sujo"? Quando você visita muitas páginas da Internet, faz vários backups do sistema ou usa muito os programas nativos ou programas que usam componentes do Windows, seu disco rígido fica com vários aplicativos desnecessários. Ou quando você instala e desinstala vários programas, o Registro fica com vários erros.


Para fazer os dois serviços, foi criado um programinha que faz tudo isso e mais. É o CCleaner. Ele faz a limpeza das áreas de disco, arquivos do Windows desnecessários, arquivos temporários e toda a sujeira do disco. Ainda mais, retira todos os erros do Registro. É bem simples de usar e gratuito!

O Windows também possui seu próprio utilitário para limpeza de disco. Porém, não conta com limpezas de áreas específicas.

3º. Malwares.
Mais conhecidos com o termo "vírus", esses programinhas são um dos maiores vilões na área da informática. Muitos deles são apenas projetados para acabar com seus dados e deixar seu sistema lento.


Para acabar com eles é que existe programas como o Avira Antivir, um dos mais conceituados e eficientes anti-vírus do mercado, além de ser bem leve e possuir atualizações quase automáticas, isso tudo com proteção em tempo real.


4º. Erros de disco.
Muitos arquivos podem conter clusters (pedaços) com erros. Isso pode acontecer quando você desliga seu micro a força ou quando a energia cai. Antigamente, no Windows 98 e anteriores, quando isso acontecia, uma tela azul que verificava os erros aparecia e verificava rapidamente o disco. A partir daí, ela foi retirada. Porém, os erros existem.

Para verificar a existência de erros, basta ir em Meu computador, Disco local, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e clicar em Propriedades. Na janela que aparece, selecione a aba Ferramentas. Na seção Verificação de erros, selecione Verificar agora, marque a primeira caixa, clique em Iniciar e depois em sim e reinicie o compuatador. Nessa reinicialização, o Windows verificará o disco, numa tela azul.


5º. Vários programas iniciando junto com o Windows.
Muitos programas iniciam junto com o Windows: Antivirus, mensageiro, programa de compartilhamento... E quanto mais programas, mais lentidão para iniciar. Desabilitar alguns programas da inicialização do Windows,pode dar uma boa melhorada.

Siga os procedimentos:

- Iniciar
- Executar,digite
"msconfig" sem aspas.E dê ok.
- Irá abrir uma janela,vá na guia
"Inicializar" E desmarque alguns programas que você não quer que inicie com seu Windows,como por exemplo o MSN.
- Desmarcado os programas,clique em
"ok" e "Aplicar"
- Reinicie o sistema.


6º. Restaurar os arquivos de inicialização:
Ás vezes podem haver erros nos arquivos de inicialização. Com erros, eles não inicializarão direito e causarão travamentos.

Se você tiver o CD de instalação do Windows XP, dê o boot por ele. Na tela de boas vindas, tecle R e digite CHKDSK /r. Isso recuperará os arquivos de boot do Windows.


Se nada disso resolver, você terá que desembolsar um pouco, talvez comprando um processador novo, mais memória, ou um disco rígido mais rápido. Ou ainda chamando um técnico para formatar seu micro. Mas vale a pena. Ninguém gosta de um micro lento.
Porém, antes de gastar, tente a matéria acima. Pode dar certo!


Os downloads dos aplicativos das matérias acima citadas poderão ser feitos nas suas respectivas páginas iniciais.
Acesse:

CCleaner
http://www.piriform.com/ccleaner

Auslogics Disk Defrag
http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/

Avira Antivir
http://www.free-av.com/it/download/index.html

33 comentários:

  1. muito bom o tutorial, é simples acelerar o windows!

    ResponderExcluir
  2. nossa interessante o blog ta de parabéns ae quem postou show de bola!

    ResponderExcluir
  3. hehe,meu PC tá bem assim; Lento pra caramba. Mas vou ver se esses passos resolvem, ou, vou comprar um novo, o meu já faz uns 6 anos que eu tenho O.o

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom; principalmente para muitos iniciantes como eu.

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal é o seguinte mesmo formatando o meu pc pode ficar lento

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo:
    Deixe seu email para que eu possa contatá-lo.

    ResponderExcluir
  7. nada d+, isso tudo ja sei , o problema no meu windows xp é que quando ligo demora na tela " windows esta sendo carregado"
    e pronto fica uns 2 minutos nela, essas citadas ja resolvi td e nao adiantou, sem falar que acabei de formatar o pc

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo: Deixe seu e-mail para um futuro contato. Já tentou formatar com um CD do Windows XP de outro service pack??? Isso geralmente resolve.

    ResponderExcluir
  9. danielbolado93@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Para complementar o Blog do amigo visitem também este blog: http://g23info.blogspot.com tem muitas outras dicas para o profissional de TI

    As dicas acima tão valendo também, e para enfeitar um pouco o pc também vale colocar o windows blinds, com themas do Seven!

    Tem também o DVD com 100 drivers que ajuda bastante!

    g23info
    g23_pelotas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola amigos bõa tarde eu resolvir a lentidão do meu pc e agradeço muito
    pela dica desse velhor site valeu apenas põs meu pc agora estar mas rapido
    com essa deca utilitario para limpeza e aquir vai um abraço de joão batista

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito das informações, e embora toda vez que tento passar o msconfig o meu micro trave , problema que não consegui resolver, a aplicação dessas informações associada a desinstalação de alguns programas antigos resolveu o problema da lentidão. Grato

    ResponderExcluir
  13. Olha vlw pelas dicas mais como o meu pc so é lento na hora de carregar msn antvirus internet quando eu ligo ele mais eu n sei quais programas q iniciam com o windows cancelar e os nomes tao todos estranhos n conheço nenhum pode me da uma força de quais programas de inicializaçao eu posso cancelar?

    ResponderExcluir
  14. eae malokas ta de parabens

    ResponderExcluir
  15. contiunue assim muito boom meemoo parabeens

    ResponderExcluir
  16. cara sholl de bola !!!! obrigadoooo...

    ResponderExcluir
  17. amei as dicas, seu blog é muito bom...
    Queria ter ec=ncontrado ele antes..

    ResponderExcluir
  18. Edjane,
    Agradeço de coração pelas expressões de agradecimentos, e se tiver alguma opnião, sugestão, idéia, não deixe de comentar e mencionar!

    ResponderExcluir
  19. Apenas quero deixar os meus agradecimentos ao auto,r que aquestão 4.erros do disco
    Para além de resolver a minha preocupação deixo com belos conhecimentos ba area de informática... Poupou-tempo e dinheiro.neste caso era sobre o w7, usando a mesma analogia, meu computador-propriedades--clean up disc--disc c
    Obrigado

    Nelson Júlio Cossa. Mozambique

    ResponderExcluir
  20. Agradeço pelo site que compartilha seus conhecimentos com os demais usuários da web.Como todo usuário de micro estou muito satisfeito com a postagens.

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucas!


    Agradeço as expressões, e fico feliz de estar aproveitando o conteúdo. Você pode sugerir novos também!


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Olá Nelson!


    Muito obrigado pelo comentário, espero que esteja aproveitando bem o conteúdo. Fico feliz em receber elogios ^^.


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Tem um outro programa bom para limpar o PC, deixá-lo mais leve e acelerar seu desempenho, o PC Faster da Baidu. É de graça, o link para baixar é http://bit.ly/14IeyoH

    ResponderExcluir
  24. tbm pode baixar pelo Baixaki

    ResponderExcluir
  25. tbm pode baixar pelo baixaki

    ResponderExcluir
  26. Bacana, aqui tbm tem uns Links pra melhorar windows xp http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI1563656-EI15607,00-Confira+dicas+para+deixar+o+Windows+XP+mais+rapido.html

    ResponderExcluir
  27. otimo valeu meu comp ta bem mais rapido

    ResponderExcluir
  28. Eu to usando o PC Faster (http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1)
    Muito eficiente para limpar o computador dos arquivos inúteis e otimizar o PC

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelas as informações

    ResponderExcluir
  30. Essas informacoes me ajudaram muito, meu pc agora esta 100%..
    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Subscrevo os restantes membros.Agradeço imenso,pois sabendo que devia fazer correr esses programas,não o fiz logo.Fiz depois de ler isto.;)

    ResponderExcluir
  32. Claudio Coslope Vieira Rocha25 de nov. de 2013, 21:41:00

    É muito simples é so trocar o rwindows pelo ubuntu que com certeza é melhor e mais rapido que o rwindows 8.

    ResponderExcluir